Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Chery quer contratar dispensados da GM
Fábrica de Jacareí (SP) tem investimento previsto de US$ 400 mil e capacidade para 170 mil unidades anuais (ilustração: divulgação)

Indústria | 06/09/2012 | 14h15

Chery quer contratar dispensados da GM

Futura montadora de Jacareí pode aproveitar mão de obra da vizinha São José dos Campos

REDAÇÃO AB

A fabricante chinesa Chery, que constrói uma fábrica de carros em Jacareí (SP), quer contratar 1,5 mil funcionários que a General Motors pode dispensar a partir de novembro de sua unidade de São José dos Campos (SP). A notícia é do Jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, as contratações começariam a partir de junho do ano que vem e tanto o vice-presidente da Chery no Brasil, Du Weigiang, como o ministro do Trabalho, Brizola Neto, negociam a absorção daqueles trabalhadores que podem ser dispensados. Jacareí e São José dos Campos são cidades vizinhas no Vale do Paraíba, região industrializada e cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

A montadora asiática teria acertado com o Ministério do Trabalho a criação de um cadastro profissional para atrair os metalúrgicos interessados. A partir dessa lista, com lançamento previsto para a segunda semana de outubro, a empresa fará cursos de capacitação técnica com o apoio do ministério.

No início de agosto, a GM adotou lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) de 940 dos 1.840 trabalhadores da linha de montagem de veículos leves. O setor, chamado MVA, deixou de produzir há cerca de dois meses os Chevrolet Corsa, Meriva, Zafira e atualmente está montando apenas o sedã Classic. No entanto, esse modelo de entrada também é feito em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina. Assim, a fabricante já comunicou o possível desligamento tanto daqueles que estão em lay-off como dos hoje produzem o pequeno sedã.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, a Chery deve contratar 1,2 mil funcionários na primeira fase de implantação da unidade, em junho do ano que vem. O investimento previsto para a unidade de Jacareí foi de US$ 400 milhões e a capacidade instalada, de 170 mil carros por ano.



Tags: Chery, General Motors, GM, Du Weigiang, Brizola Neto, Ministério do Trabalho, lay-off, MVA, Classic, Jacareí, São José dos Campos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência