Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 06/09/2012 | 09h12

70 mil metalúrgicos do ABC farão greve na 2ª-feira, dia 10

Paralisação não atinge Ford, Mercedes, Scania nem VW, que fecharam acordo válido por dois anos

REDAÇÃO AB

Setenta mil metalúrgicos vão parar a produção nas fábricas do ABC nesta segunda-feira, 10, para reivindicar aumento salarial. Os trabalhadores decidiram nesta quarta-feira, 5, em assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que farão greve de um dia para conquistar aumento real mais o INPC do período. A paralisação não atinge as montadoras (Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen), porque na campanha de 2011 o Sindicato conquistou acordo salarial com validade para dois anos.

Segundo o sindicato da região, se os patrões não apresentarem proposta será decretada greve por tempo indeterminado. A entidade informa que a pauta de reivindicações foi entregue aos grupos patronais no fim de junho, mas até agora não houve propostas. Os trabalhadores reivindicam o mesmo índice conquistado pelos metalúrgicos das montadoras na campanha de 2011 (válida por dois anos). A base do sindicato tem 105 mil trabalhadores, 35 mil nas montadoras. A data-base da categoria é 1° de setembro.



Tags: Metalúrgicos, ABC, sindicato, Ford, Mercedes, Scania, VW, Volkswagen.

Comentários

  • hilario vassoler

    O setor de manufatura encontra serias dificuldades em manter a competitividade devido aos altos custos da MO e insumos quando convertidos em US$, principalmente quando atrelamos a baixa produtividade. Medidas anunciadas como, desoneracao da folha de pagamento e queda na tarifa de energia, ainda nao chegaram as empresas do setor e a sua maioria apresenta fluxo de caixa negativo. Aquelas que pertencem ao setor de suprimentos da linha diesel, o quadro eh ainda mais desanimador, pois a incompetencia no planejamento/distribuicao do novo combustivel e o aumento no preco dos veiculos, simplesmente estagnaram a producao. Diante dessa realidade, nao ha espaco para qualquer repasse salarial sem a devida efetivacao das medidas anunciadas pelo governo federal e, com o andar da carruagem, assistiremos uma aceleracao do processo de desindustrializacao.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência