Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 04/09/2012 | 19h46

ZF apresenta câmbio automático para ônibus urbano

Processo de homologação nas montadoras deve ser concluído ainda este ano

SUELI REIS, AB

De olho na iminente alta da demanda por ônibus urbanos no médio prazo no Brasil, impulsionada nos próximos anos pelo PAC da Mobilidade e por projetos de corredores exclusivos nas cidades que se preparam para receber os jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas, a ZF traz ao mercado brasileiro a transmissão automática Ecolife de seis marchas. Fabricado na Alemanha, o câmbio automático pode ser aplicado em motores de até 2.000 Nm, entre veículos articulados, biarticulados e tradicionais. A nova transmissão atende as exigências do Proconve P7 e reduz em até 6% o uso do combustível com relação à geração anterior, a Ecomat 4, informa a empresa.

Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão do Grupo ZF, Alexandre Marreco, a tendência é de aumento gradativo da participação das caixas automáticas na frota nacional de ônibus urbanos. Ele informa que a frota atual é composta por veículos com câmbio manual, que representam de 80% e 85% do total, e que de 15% a 20% são ônibus com transmissões automáticas.

“O crescimento da frota não será tão expressivo, o que mudará é o mix dos veículos. Nossa expectativa é de que até 2016 a transmissão automática represente 35% da frota nacional.”

O executivo relata que a transmissão Ecolife está em processo de homologação nas principais montadoras de veículos comerciais que atuam no País, como é o caso de Volkswagen (MAN), Mercedes-Benz e Scania. Ele estima que essas homologações sejam concluídas até o fim deste ano.

No Brasil, cerca de 400 ônibus equipados com a transmissão Ecolife estão em operação nas cidades de São Paulo, Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Utilizam chassi Volvo, primeira a aprovar a transmissão aqui e no exterior. No mundo, a ZF-Ecolife é utilizada há pelo menos dois anos, a começar pela Alemanha, seu país de origem. Diferentes nações da Europa e de outras localidades também utilizam a nova caixa de câmbio automática, como a Colômbia, no sistema BRT Transmilênio da capital Bogotá.

A ZF projeta produzir 20 mil transmissões Ecolife este ano. Na Europa Ocidental, a empresa lidera os fornecimentos de câmbio automático, com participação de 69% do mercado.

TECNOLOGIA AUTOMÁTICA

A nova transmissão automática da ZF de seis marchas possibilita que a rotação do motor se alinhe à faixa ideal de torque e consumo, o que a faz atingir a economia de 6% no consumo de combustível, explica Marreco. A caixa também conta com o software TopoDyn Life, que reconhece a topografia da região, o peso transportado pelo veículo e, a partir desses dados, calcula e adapta as trocas de marchas a cada dez metros percorridos. O sistema decide e aplica a marcha ideal, adaptando-se ao tipo de via, como aclive ou declive.

A caixa também é equipada com retarder primário, que reduz a velocidade do ônibus até 6 km/h, sem o uso de freio.

“Em testes realizados na Colômbia, conseguimos reduzir a emissão de pó de freios: dentro de uma frota de 1,8 mil ônibus, 19 toneladas desse material deixam de ser emitidos por ano para o meio ambiente.”

Para apresentar a nova transmissão, a ZF realizou uma demonstração dinâmica do produto com empresários do setor de ônibus do País, entre 16 de abril e 31 de agosto de 2012, quando foram percorridos 20 mil quilômetros em 15 cidades de 7 estados. Cerca de mil pessoas participaram do teste, realizado com 59 frotas de ônibus. A demonstração reuniu oito órgãos gestores e 80 empresas do setor, entre elas nove concessionárias e três encarroçadoras.



Tags: ZF, transmissão automática, Ecolife, câmbio, marchas, articulado, biarticulado, BRT, Transmilênio.

Comentários

  • jpão alves de oliveira

    assiti vídeos desta transmissão automática é muita tecnologia envolvida! muito confortável e segura ha previsão de cursos? gostaria de obter mais informações pois trabalho em empresa de ônibus. desde já obrigado!

  • eneias cendron

    tenho um ônibus que quando esta trabalhando aparese fahla na tranmisao e loqueia as marchas.........e não conseguimos achar os problema

  • samuel antonio pereira

    Boa tarde!, sou motorista atualmente trabalho com ônibus urbano na cidade de macapá. gostaria de me capacitar nas novas tecnologia mas não sei como, pois aqui não existe como me capacitar e ser um multiplicador. quero aprender a a trabalhar com as caixas automatizadas. parabens pelas informacões sobre os lançamentos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência