Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 30/08/2012 | 10h15

Redução de IPI gerou empregos na Grande São Paulo

Segundo técnico do Seade, setor metalomecânico criou 21 mil postos em julho

AGÊNCIA ESTADO

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi positiva para a geração de empregos na região metropolitana de São Paulo, segundo pesquisa divulgada quarta-feira, 29, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o técnico da Seade, Alexandre Loloian, enquanto a indústria de transformação como um todo fechou 34 mil postos de trabalho na região em julho (veja aqui), o setor metalomecânico criou 21 mil postos de trabalho no mesmo período. Esse segmento congrega os setores de metalurgia, material de transportes, eletroeletrônico, veículos, linha branca e móveis. “Estes são os setores que têm sido contemplados pelo governo com medidas de estímulo, inclusive a redução do IPI”, disse Loloian em entrevista à Agência Estado.

Ele considerou positiva a prorrogação do IPI menor para os itens de linha branca, móveis, painéis e luminárias, material de construção e automóveis. "Qualquer possibilidade de retomada ou sustentação econômica daqui para o fim do ano, em especial com vistas à geração de empregos, vai depender da indústria metalomecânica", avalia o técnico da Fundação Seade.

A queda no nível de emprego da indústria como um todo em julho, de acordo com Loloian, tem a ver com um comportamento muito ruim da indústria da alimentação, confecção, vestuário e calçados. “Exatamente o oposto da indústria metalomecânica e dos segmentos de bens de consumo duráveis e de capital, que são os focos principais da política econômica desde o ano passado", diz o técnico da Fundação Seade.



Tags: IPI, Seade, Dieese, metalurgia, montadoras, eletroeletrônico, linha branca, móveis, metalomecânico, metalomecânica, indústria de transformação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência