Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Leves | 28/08/2012 | 20h09

Volkswagen Kombi completa 55 anos

Foram vendidas mais de 1,53 milhão de unidades do modelo no Brasil

REDAÇÃO AB

A Volkswagen comemora no domingo, 2 de setembro, 55 anos de produção da Kombi no Brasil. O veículo é fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) desde 1957 e já teve 1,53 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento. O modelo foi ainda o primeiro da marca alemã a ser montado no País.

A veterana figurou como 8º comercial leve mais vendido no mercado nacional entre janeiro e julho deste ano, com 14,9 mil unidades, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave. A Kombi também foi líder no segmento de furgões no período, com 31% de participação. Em igual período de 2011, o modelo figurava na 7ª posição em vendas de comerciais leves, apesar do volume menor, de 14,3 mil emplacamentos. Atualmente saem da fábrica paulista da companhia 90 unidades diárias.

A Volkswagen garante que o consumidor da Kombi hoje tem perfil bem diferente dos clientes que compram carros de passeio. Segundo a montadora, quem adquire o modelo quer aproveitar a relação custo-benefício, robustez e facilidade de manutenção. Por essas características e pela sua capacidade de carga, o veículo ficou conhecido como “a tonelada mais barata do mercado.”

TRAJETÓRIA

O modelo foi desenvolvido pelo holandês Ben Pon na década de 40, com a intenção de aproveitar o conjunto mecânico do Fusca em um veículo comercial. A produção começou na Alemanha em 1950. A fabricação brasileira foi iniciada em 1957 com 50% de conteúdo nacional. Daqui, a Kombi era exportada para mais de 100 países.

O comercial leve teve uma reestilização importante em 1975, quando passou a ser equipada com motor 1.6, e outra em 2005, quando ganhou motor 1.4 Total Flex, com potência de até 80 cv. Depois de tantos anos de história, o modelo deve sair de linha em breve, no máximo em 2014, ano em que entra em vigor a obrigatoriedade de airbag duplo e freios ABS para todos os carros vendidos no Brasil.

Com projeto antigo, a Kombi dificilmente conseguirá cumprir a nova legislação. Em substituição ao tradicional modelo, a Volkswagen deve lançar no País a van Transporter, produzida sobre a plataforma PQ75.

Volkswagen



Tags: Volkswagen, VW, Kombi, 55 anos.

Comentários

  • Igor

    É uma vergonha a kombi ainda ser comercializada!!!!

  • Joao

    Já não era sem tempo deste veículo sem vergonha sair de linha. É um absurdo ainda existir quem compre algo tão inseguro e instável. Só no Brasil mesmo! País onde tudo acontece, tudo de pior.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência