Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 27/08/2012 | 12h13

Confiança na indústria avança em agosto

Índice atinge 104,1 pontos, maior nível desde julho de 2011, aponta FGV

REDAÇÃO AB

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu 104,1 pontos em agosto, avanço de 1,4% com relação a julho. Este é o maior nível registrado desde julho de 2011, mas ainda abaixo da média histórica de 105,5 pontos, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 27, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O aumento da confiança em agosto foi motivado principalmente pela melhora na percepção das empresas em relação ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 2,4%, para 105,1 pontos, o maior desde julho de 2011. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,3%, para 103,1 pontos.

“O resultado geral da pesquisa sinaliza que a indústria vem recuperando lentamente o ritmo de atividade no terceiro trimestre e tem expectativas ainda cautelosas para os próximos meses”, destacou a FGV em nota.

O indicador que avalia o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios foi o que mais contribuiu para a alta do ISA, com alta de 5,2% sobre o mês anterior, chegando a 112,2 pontos. A proporção de empresas que consideram a situação atual como boa aumentou de 22,0% para 24,4% do total, enquanto as que a avaliam como fraca diminuiu de 15,3% para 12,2%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 84,0% em agosto contra 83,7% registrado em julho.

A produção do setor subiu 0,2% em junho frente a maio, resultado que ficou abaixo das expectativas do mercado. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), entretanto, mostrou sinais de que a atividade econômica vem dando indicações de recuperação ao apresentar alta de 0,75% em junho.



Tags: Indústria, confiança, , utilização da capacidade, FGV, Nuci.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência