Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 19/08/2012 | 14h01

Kakinoff: rede deve ficar mais próxima da montadora

Executivo fez palestra no Congresso Fenabrave

GIOVANNA RIATO, AB

A rede de concessionárias deve ficar mais próxima das montadoras no momento em que a empresa desenha a estratégia de lançamentos e a ofensiva para o mercado. A conclusão é de Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, ex-presidente da Audi, com ampla experiência no desenho da distribuição de veículos do Grupo Volkswagen. O executivo fez palestra durante o Congresso Fenabrave, que aconteceu entre 16 e 18 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo.

“A montadora sabe como atacar, mas a rede sabe fazer varejo”, explica. Segundo ele, por estarem mais próximas do consumidor, as concessionárias muitas vezes têm impressões e opiniões que não chegam às fabricantes de veículos. “É importante organizar um fluxo de informações aproveitando a associação de marcas”, avalia.

Kakinoff afirma que, algumas vezes, as montadoras investem tempo e dinheiro no lançamento de um modelo que não será bem recebido pelo mercado. Em muitos casos, os concessionários sabem que aquele não é o desejo do consumidor. Enquanto as fabricantes acreditam que a visão da rede é de curtíssimo prazo, os distribuidores avaliam que as marcas estão distantes do consumidor. “Alguns praguejam contra a estratégia da empresa e assumem que as fabricantes não entendem do mercado. É preciso lembrar que o posicionamento da marca é uma corresponsabilidade”, acredita.

MAIS CONCORRÊNCIA, MENOS FIDELIDADE

O executivo da Gol afirmou que fatia de 12% e 15% da população brasileira pode investir na compra de um automóvel. Quando avaliados os carros novos e seminovos, com até oito anos, o porcentual cai para entre 6% e 7%. Na briga por esses consumidores, as empresas devem lembrar que não podem mais contar com a fidelidade a determinada marca. “Hoje é muito mais comum o cliente ser fiel a um produto”, aponta Kakinoff.

Assista à matéria especial sobre o Congresso Fenabrave:



Tags: rede, concessionária, distribuição, Paulo Kakinoff, Congresso Fenabrave.

Comentários

  • Jose Roberto M Cunha

    Quero repassar meus parabens ao Sr Kakinoff, pela brilhante palestra e desejar muito sucesso e felicidade

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência