Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 17/08/2012 | 19h34

Em Curitiba, SAE debate diesel

Fórum debate Euro 5 e espera diesel para leves

PAULO RICARDO BRAGA, AB

O fórum sobre tecnologias de motores diesel que a SAE Brasil realiza anualmente em Curitiba (PR) é um dos principais eventos brasileiros sobre o tema, tratando do uso do combustível por veículos pesados e, sempre que possível, reclamando a extensão de sua aplicação a automóveis e comerciais leves. Dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Positivo, os profissionais que atuam na área de powertrain terão oportunidade de colocar em dia as novidades, as questões que (não) se resolvem a portas fechadas em Brasília, e as possibilidades de o diesel ser, afinal, liberado para veículos leves.

Junto com os aspectos políticos e a nova legislação no setor de motores de grande porte, os participantes do fórum terão oportunidades de encontrar especialistas nas tecnologias envolvidas em powertrains elétricos, híbridos e puramente a combustão – incluídos aí os veículos leves. Raramente faltam palestras ou grupos de discussão com fundo tecnológico. Em especial, o fórum cumpre condignamente o papel de alertar sobre a necessidade de reduzir emissões nas áreas urbanas e a importância de zelar pela saúde dos cidadãos, especialmente nos corredores de ônibus enfumaçados.

O presidente da Cummins, Luis Afonso Pasquotto é o chairman do fórum, realizado pela Seção Paraná/Santa Catarina da SAE Brasil. A expectativa dele é atrair pelo menos três centenas de profissionais e engenheiros de empresas líderes do setor de tecnologia Diesel. A tarefa não é impossível, diante do impacto causado no segmento de veículos pesados na caminhada em direção a Euro 5.

O tsunami principal parece estar passando com a introdução do Proconve P7, mas no segmento de transporte há inúmeras questões pendentes que exigem tempo para serem resolvidas, na área de produção de combustíveis, distribuição, manuseio nos postos e utilização nos veículos. Nem todos os frotistas e usuários conhecem os custos e os cuidados exigidos pelas novas tecnologias, embora já suspeitem que possam levar vantagem com seu uso na hora certa.

Ricardo Torres de Martin, gerente do fórum, explica que o encontro também pretende abrir espaço para as entidades e associações levarem suas necessidades e anseios por veículos e motores mais eficientes. Além de exposição tecnológica, quatro painéis discutirão as tendências em desenvolvimento por fabricantes de motores, sistemistas e fornecedores de tecnologia para aumentar a eficiência do powertrain Diesel.

PROGRAMA

O encontro terá quatro painéis: três no primeiro dia e um no segundo dia. Com o tema “Economia, mercado e matriz energética”, o painel de abertura avaliará os cenários econômicos atuais e futuros, tendências do mercado automotivo com a visualização da realidade e visão futura da matriz energética brasileira.

A discussão seguinte terá o tema “Papel do powertrain Diesel no futuro” e abordará como o powertrain a diesel pode auxiliar com a melhoria do aproveitamento energético. O painel será uma ilustração sobre o desenvolvimento dos motores e demonstração da visão do uso de combustíveis renováveis.

O último painel do primeiro dia do evento abordará o “Uso dos biocombustíveis na matriz energética brasileira”, em que serão apresentados o ciclo de vida com análise do CO2 para o diesel de cana, os incentivos do governo para a produção do biodiesel brasileiro (atual B5 com cenários para o futuro) e o primeiro carro de passeio híbrido movido por um powertrain diesel.

O painel final, dia 29, tratará da eficiência, com palestras e conteúdo técnico sobre perspectivas de evolução no segmento. Temas como uso de turbocompressores em carros de passageiro, tecnologias de pós-tratamento dos gases de escapamento, auxílio da simulação computacional no desenvolvimento de motores mais eficientes, custo e gerenciamento de frotas, powertrain diesel-hidráulico e tecnologias para a redução de CO2 serão debatidos por empresas do mercado.

Saiba mais sobre o fórum em www.saebrasil.org.



Tags: SAE Brasil, Fórum Diesel, Cummins.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência