Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 13/08/2012 | 11h34

Bicicletas: produção cresce em Manaus

Alta foi de 22% no primeiro semestre

MÁRIO CURCIO, AB

Diferentemente do que ocorre com a fabricação de motos, bastante afetada pela restrição ao crédito, o segmento de bicicletas apresentou resultado positivo. Segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a produção desses veículos no Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiu 421.285 unidades, alta de 22% na comparação com o mesmo período de 2012, quando 345.219 unidades foram fabricadas na região.

No caso das motos, a produção caiu 10,3% no primeiro semestre e 15,7% no acumulado até julho. O mês normalmente é marcado por férias coletivas, que se estenderam pela retração de mercado, decorrente da dificuldade de liberação de crédito aos motociclistas.

Segundo a Suframa, três empresas produzem bicicletas na região: Caloi, Prince e Ox. A Houston tem projeto aprovado, mas ainda não iniciou a montagem de seus produtos. Segundo a Abraciclo, associação nacional que reúne fabricantes do setor de duas rodas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas.

A entidade estima que em todo o País sejam produzidos cerca de 5 milhões de unidades por ano. A frota de bicicletas estaria em cerca de 70 milhões. Os números atraem a atenção de empresas internacionais. Em outubro de 2011, a Abraciclo e sua equivalente italiana Ancma formalizaram uma parceria. Em princípio discutirão normas de produção e a possibilidade de parcerias com empresas locais. A intenção dos italianos era produzir bicicletas aqui e não enviá-las montadas.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a importação de bicicletas somou 142.531 unidades até junho, alta de 15% ante o mesmo período de 2011. Ainda no comparativo entre os primeiros semestres, a venda de bicicletas no atacado registrou queda de 2%. De janeiro a junho deste ano as fábricas de Manaus repassaram aos lojistas 367.534 unidades, ante 373.145 unidades do ano anterior.



Tags: Bicicletas, motos, PIM, Suframa, Manaus, Caloi, Prince, Ox, Houston, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência