Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 01/08/2012 | 17h13

Brasil e Argentina negociarão novo regime automotivo

Países devem discutir déficit de autopeças e regulamentar comercialização de veículos

REDAÇÃO AB

Os representantes dos governos brasileiro e argentino devem começar este mês as negociações de uma nova versão do acordo automotivo, que administra o comércio de veículos entre os dois países. Apesar de ambos fazerem parte do Mercosul, a comercialização de automóveis nunca foi totalmente liberalizada entre eles.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a sua correlata ministra argentina Débora Giorgi trabalharão com intensidade nos próximos dois meses, já que o regime atual vence no fim de 2013. E um dos pontos a serem discutidos é o déficit de autopeças que o Brasil e a Argentina têm com países do exterior. Segundo a ministra o objetivo “é reduzir as importações de US$ 37 bilhões de autopeças realizadas pela Argentina e o Brasil em 2011".

Atualmente, o Brasil é o principal mercado para as exportações automotivas argentinas, com 80% a 85% de participação, de acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis da Argentina (Adefa). A Argentina, que fechou 2011 com 828 veículos produzidos, fabricou 34,4% a menos em junho em comparação com o mesmo mês de 2011. No primeiro semestre deste ano a produção registrou uma queda de 15,4% em relação ao mesmo período de 2011.



Tags: Brasil, Argentina, Mercosul, Fernando Pimentel, Débora Giorgi, Adefa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência