Trabalho
|
31/07/2012
|
11h53
GM: metalúrgicos param setor MVA outra vez
Montagem do Classic foi interrompida por uma hora em São José dos Campos
REDAÇÃO AB
Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos (SP) pararam por uma hora a produção do sedã Classic na manhã desta terça-feira, 31, como parte das manifestações em defesa dos empregos na fábrica. O Classic é o único modelo em produção pelo setor MVA, sigla para Montagem de Veículos Automotores. Nas últimas semanas, deixaram de ser montados ali os veículos Corsa, Meriva e Zafira.
No próximo sábado, dia 4, ocorrerá uma reunião entre General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Apesar da iminência de fechamento do MVA, a montadora garantiu não demitir até lá. Tanto a GM como o sindicato comprometeram-se a apresentar propostas. Mais que o Classic, a unidade produz também as picapes S10, motores, componentes plásticos, de aço estampado e kits de veículos para exportação.
A General Motors reuniu-se nesta terça com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que tratou a iminência das demissões como um "problema localizado". A unidade de São José dos Campos foi inaugurada por Juscelino Kubitschek em 1959. Segundo dados do Dieese, a GM fechou 1.044 postos de trabalho em São José dos Campos em um ano. Outros 2 mil trabalhadores podem ser cortados.
Tags: Metalúrgicos, São José dos Campos, Classic, Meriva, Zafira, Corsa, MVA, sindicato, Ministério da Fazenda.