Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 19/07/2012 | 16h48

GM de Gravataí faz 12 anos nesta sexta-feira

Montadora comemora aniversário com 1,9 milhão de carros já produzidos na Região Sul

REDAÇÃO AB

Enquanto a fábrica da General Motors de São José dos Campos (SP) vive a expectativa de fechamento de um setor inteiro de montagem e a possibilidade de demissão de cerca de 1,5 mil funcionários, a unidade de Gravataí (RS) comemora neste dia 20 de julho, sexta-feira, 12 anos de atividade e a marca de 1,9 milhão de veículos já produzidos. A montadora considera a planta gaúcha uma referência de produtividade. No local operam a própria montadora e 19 sistemistas que compõem o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag).

“Trata-se de uma fábrica jovem com vocação para crescer. Com sua ampliação e modernização, certamente os próximos anos serão de resultados ainda mais expressivos”, destaca a presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein. Segundo a montadora, a produção atual é de 930 veículos por dia em dois turnos de trabalho.

Até o momento, 1,5 milhão de Celta e 400 mil Prisma saíram da unidade. A marca de 1,9 milhão de unidades ocorreu na segunda-feira, 16, com a montagem de um Celta. Desde junho de 2010 a fábrica está em processo de expansão para receber os carros do Projeto Onix, que terá como resultado o lançamento de dois veículos ainda este ano, um sedã e um hatch.

O carro já foi flagrado com poucos disfarces e é provável que seja lançado antes mesmo do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre em outubro. As obras na fábrica para abrigar esse novo projeto são fruto de investimento de R$ 1,4 bilhão, gastos na modernização da linha de montagem para receber os novos carros e para ampliar a capacidade produtiva anual de 230 mil para 380 milunidades. A ampliação resultou em novos 74 mil metros quadrados de área construída (ao todo são agora 290 mil m²).



Tags: GM, General Motors, São José dos Campos, Gravataí, sistemistas, Ciag, Grace Lieblein, Celtas, Prismas, Salão do Automóvel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência