Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 05/07/2012 | 21h00

Exportações de veículos ficam 12,2% menores

Fabricantes venderam 223,1 mil unidades no exterior no 1º semestre

GIOVANNA RIATO, AB

As exportações de veículos diminuíram no primeiro semestre em volume de unidades, mas ficaram maiores em valor. A informação foi divulgada pela Anfavea, associação dos fabricantes de veículos. A entidade aponta que foram vendidas 223,1 mil unidades no mercado internacional entre janeiro e junho, com retração de 12,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. O volume garantiu receitas de US$ 7,92 bilhões às fabricantes do setor, com avanço de 4,5%.

-Confira aqui as estatísticas completas da Anfavea.

“A diferença é resultado de um novo mix de produtos, com mais caminhões”, explica Cledorvino Belini, presidente da Anfavea. Ele lembra também que o País tem exportado mais peças para garantir a manutenção de veículos brasileiros já vendidos em outros países.

Por enquanto, a entidade acredita que a valorização do dólar ante o real não impactou nas vendas externas do setor. Belini aponta que o reflexo da mudança deve ser percebido nos próximos meses. “Apesar disso, continuamos abaixo do nível que exportávamos antigamente. Melhorar a nossa competitividade para ampliar estes volumes ainda é o desafio”, avalia.

Em junho houve forte aceleração das exportações de veículos, de 34,8% sobre maio para 36 mil unidades. Comparado com o mesmo mês do ano passado, o resultado representa queda de 3,3%. Em valor, houve evolução de 3,6% na comparação mensal e de 2% na anual, para total de US$ 1,33 bilhão. A Anfavea projeta queda de 5,5% no número de veículos exportados este ano na comparação com 2011, para 542,5 mil unidades.

Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: veículos, exportação, Anfavea, Cledorvino Belini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência