Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor começa a produzir nova linha de eixos no Brasil
Eixo 18X será produzido a partir de dezembro na fábrica de Osasco (SP).

Negócios | 04/07/2012 | 17h34

Meritor começa a produzir nova linha de eixos no Brasil

Nacionalização começa com 17X. Em dezembro, planta de Osasco vai fabricar também o 18X

GIOVANNA RIATO, AB

A Meritor inicia este mês a produção do eixo diferencial 17X na fábrica de Osasco (SP). O produto marca o primeiro passo da renovação da oferta da companhia no País substituindo a plataforma antiga, que já tem mais de 20 anos. “Queremos nos diferenciar com qualidade e inovação”, explica Rodrigo Soffner, gerente de estratégia e produto.

Até então, o 17X chegava aos clientes instalados no Brasil apenas por importação direta, com uma série de custos adicionais. Com a localização da produção, e empresa pretende atender a demanda com mais agilidade e flexibilidade. Fabricado no Brasil, o produto também será uma solução para que as empresas atendam as exigências do novo regime automotivo, que entra em vigor no início do ano que vem e exige índices maiores de conteúdo local.

Por enquanto, o diferencial continua importado para que o eixo seja montado no País. Mesmo nessa condição, há presença significativa de componentes nacionais, como os freios a disco, produzidos pela joint venture Master. A partir do fim desse ano a empresa começa a fabricar nas mesmas condições o modelo 18X na planta de Osasco. A partir de julho de 2013 os dois produtos passarão a ser integralmente produzidos no País, incluindo os diferenciais. O projeto receberá investimento de US$ 7,5 milhões. Parcela importante do aporte de US$ 30 milhões anunciado pela empresa para até o fim do ano que vem.

A companhia espera que, na primeira fase de nacionalização, os novos produtos já respondam por 5% das vendas de eixos da Meritor. A intenção é elevar esse porcentual para 15% a partir do segundo semestre do ano que vem, na segunda etapa do processo. Apesar do cenário econômico incerto, a fabricante está otimista acerca do cumprimento das metas. “Temos um cliente que já utiliza o 17X. Quase todas as outras montadoras também já estão testando. Sabemos que tanto ele quanto o 18X são produtos atrativos”, acredita Soffner.

Produzidos com tecnologia de soldagem a laser, os modelos prometem mais eficiência, redução de até 2% no consumo de combustível, alta capacidade de carga, robustez, e durabilidade. Os equipamentos também contam com sistema de Logix Drive de eixo inteligente, com controle eletrônico que mede continuamente temperatura, velocidade e condições de frenagens e torque para determinar o volume de lubrificante adequado.



Tags: Meritor, eixo, 17X, 18X, produção, fábrica.

Comentários

  • Fabio Augusto Brisola de Moraes

    E muito bom saber que mais uma Empresa multinacional de eixo 18x sera instalada no Estado de São Paulo isto mostra que o Brasil está crecesndo e ira com certeza abrir uma porta de emprego para varias pessoas como li na reportagem capacitadas em formação de Engenharia . Tenho plena certeza que Empresa será um sucesso total parabéns para o grupo de empresarios . Muito sucesso a todos .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência