Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 02/07/2012 | 18h30

Daimler estuda relação entre novas tecnologias verdes e emprego

Estudo diz que o desenvolvimento de novas tecnologias gerarão novas contratações na indústria

REDAÇÃO AB

A empresa alemã Daimler AG, em parceria com o seu Conselho Geral de Trabalhos, a IG Metall Baden-Württemberg (União Industrial de Trabalhadores Metalúrgicos), a Fundação Hans Böckler e o Instituto de Conceitos de Veículos do Centro Aeroespacial alemão, começou em dezembro de 2010 uma pesquisa inédita que procura avaliar como o desenvolvimento de novas tecnologias verdes poderão afetar o número de empregos na indústria automobilística.

As principais conclusões do estudo, intitulado "ELAB" (Auswirkungen der Elektrifizierung des Antriebsstrangs auf Beschäftigung und Standortumgebung), que significa "efeitos da eletrificação dos motores no emprego e no ambiente de negócios”, foram divulgadas nesta segunda-feira, 2, em Stuttgart, na Alemanha, por todas as partes envolvidas no projeto.

Em geral, a análise aponta que a evolução tecnológica dos veículos, ou seja, a elaboração e o desenvolvimento de tecnologias verdes gerarão novas contratações na indústria. Em todos os mercados examinados, que estão dando os primeiros passos para a criação das novas tecnologias, já houve um acréscimo de mão de obra especializada.

Os pesquisadores examinaram; aliás, o impacto da produção de novas tecnologias verdes que devem estar presentes nos veículos em 2030, dividindo-os entre híbrido leve, totalmente híbrido, totalmente elétrico com bateria, os que usam célula de combustível a hidrogênio, e os que levam motores de combustão.

O estudo aponta que haverá mudanças profundas na cadeia produtiva. Além disso, prevê que a produção de carros elétricos poderá ser dificultada por causa das incertezas do mercado e riscos econômicos tanto para fabricantes quanto para fornecedores. Menciona também que os métodos de fabricação precisarão ser aprimorados e que os requisitos de qualificação dos funcionários também deverão mudar.



Tags: Daimler, tecnologia verde, tecnologia, sustentabilidade, estudo, híbrido, elétricos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência