Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 27/06/2012 | 19h23

Confiança da indústria cai pela primeira vez no ano

Índice FGV aponta retração de 0,2% em junho

AGÊNCIA BRASIL

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) apresentou queda de 0,2% e passou de 103,4 pontos em maio para 103,2 pontos em junho. Segundo o levantamento divulgado na quarta-feira, 27, é a primeira redução no ano e o 12º mês consecutivo em que o índice fica abaixo da média histórica (105,9 pontos). Em junho, o que influenciou o resultado foi a piora da expectativa em relação aos meses seguintes.

O levantamento indica que o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,4%, passando de 103,4 para 102 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) cresceu 0,9%, ao passar de 103,5 para 104,4 pontos. De acordo com os economistas do Ibre, o resultado geral sinaliza que a recuperação do nível de atividade do setor perdeu fôlego ao longo do segundo trimestre e que a indústria inicia o segundo semestre ainda em ritmo lento.

O item que avalia a situação atual dos negócios passou de 107,2 para 109,1 pontos, uma alta de 1,8%. A proporção de empresas que avaliam a situação dos negócios como fraca caiu de 10% em maio para 6,3% em junho. A parcela das que a consideram boa diminuiu de 17,2% para 15,4%.

As perspectivas para a situação dos negócios no horizonte de seis meses mostraram recuo de 4,1%, ao passar de 144,6 para 138,7 pontos, a primeira queda registrada este ano. Em junho, 8,9% das 1.180 empresas consultadas previram piora do ambiente dos negócios, contra 6,1% em maio. Aquelas que que esperam melhora dos negócios diminuíram de 50,7% para 47,6%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria caiu 0,2 ponto porcentual, passando para 83,8% em junho.



Tags: Indústria, capacidade instalada, confiança, FGV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência