Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 07/01/2009 | 00h00

Momento de teste para algumas virtudes

Depois de registrar recordes de vendas em 2008, a indústria automobilística entra em baixo astral, acentuado pela queda de confiança nos rumos na economia, falta de horizonte claro para organizar a produção e notícias pouco alentadoras.

Automotive Business

Depois de registrar recordes de vendas em 2008, a indústria automobilística entra em baixo astral, acentuado pela queda de confiança nos rumos na economia, falta de horizonte claro para organizar a produção e notícias pouco alentadoras. Decisões preventivas como a tomada pela Renault ontem, 6, suspendendo o contrato de trabalho de mil empregados, e as dispensas que pipocam entre fornecedores de autopeças, provocam reação em cadeia e um tsunami na cadeia de suprimentos. Afinal, se os resultados financeiros de 2008 foram tão positivos, na soma do ano, por que antecipar uma redução drástica no nível de atividade? – perguntam os sindicatos dos trabalhadores. Preocupados com um aperto no freio, depois de um alívio no acelerador das linhas de montagem, as entidades de trabalhadores no setor automotivo tentam evitar o alastramento das demissões e preparam-se para uma verdadeira guerra. Será preciso neste momento determinação do governo e dos dirigentes do setor automotivo para evitar a desarticulação não apenas da produção, mas também do emprego. Engenheiros e técnicos vão virar suco novamente, depois de todo estímulo à sua formação e qualificação? Cabe às empresas uma reflexão sobre seu papel para evitar a catástrofe em cascata. Parte dos resultados altamente positivos contabilizados nos meses recentes não pode ser destinada a preservar as estruturas e o emprego, nesta fase decisiva? O presidente da MWM International, Waldey Sanchez, alertou recentemente que as empresas devem enfrentar o atual momento econômico com criatividade. E que projetos sociais não podem sofrer cortes, do contrário a crise pode ser ainda pior deste ponto em diante. Certamente, isso inclui também atenção especial ao emprego e à determinação de manter abertas as portas para a indispensável retomada do crescimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência