Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 14/06/2012 | 18h08

GOL voa com bioquerosene na Rio+20

Aeronave fará trajeto SP-Rio no dia 19

REDAÇÃO AB

No dia 19, ainda durante a Rio+20, a GOL Linhas Aéreas vai operar pela primeira vez um voo comercial com o uso de biocombustível. O produto atende às especificações do protocolo D7566, que trata do processamento de óleo vegetal e gorduras animais para produzir o bioquerosene de aviação. O voo vai decolar às 12h40 do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O pouso deve ocorrer às 13h42 no Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“O bioquerosene será um divisor de águas no volume de emissões do setor”, afirma Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da companhia aérea. O biocombustível Hefa SPK a ser utilizado pela GOL foi produzido a partir de uma mistura de óleo de milho não comestível proveniente da produção de etanol e óleos e gorduras residuais. Os óleos são convertidos em hidrocarbonetos puros. O Hefa será misturado ao combustível fóssil A1, na proporção mínima de 50%, atendendo ao protocolo D7566. A mistura tem as mesmas especificações do querosene de aviação, afirma a companhia.



Tags: GOL Linhas Aéreas, bioquerosene, biocombustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência