Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 05/06/2012 | 11h34

Calote pode voltar a crescer em junho

Inadimplência em 2012 deve crescer 2% a 3%

AGÊNCIA ESTADO

A queda da inadimplência anual no varejo perdeu força nos últimos dois meses e o volume de calotes pode voltar a crescer em junho. A avaliação foi feita nesta terça-feira pela economista do SPC Brasil/Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), Ana Paula Bastos. No ano até março, a inadimplência caía 3,51% na comparação com o mesmo período de 2011. Depois, desacelerou para 1,5% e chegou a 0,53% em maio. “Em junho, pode voltar para o terreno positivo, mas não devemos ter números muito altos”, previu. A Confederação Nacional de Dirigentes Logistas espera que a inadimplência cresça de 2% a 3% em 2012 na comparação com 2011.

Ana Paula salientou que antes de datas comemorativas como o Dia das Mães, o volume de calote costuma cair com a intenção dos consumidores de limparem seus nomes para continuar comprando. Isso pode ser verificado com o aumento de brasileiros que procuram o SPC para quitar dívidas. Em maio houve crescimento de 1,7% do volume de cancelamento de registros de nome sujo na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ante abril, a alta é de 9,5%. No acumulado do ano até maio na comparação com o mesmo período de 2011, o cancelamento de registros cresceu 2,08%.

“A queda do IPI, do IOF e a ampliação de crédito fizeram com que a população tivesse mais acesso ao consumo. Ao mesmo tempo tem aumento do volume de pessoas que querem limpar seu nome", considerou a economista. Segundo ela, os consumidores estão cada vez mais conscientes.

Na avaliação de Ana Paula, o quadro é positivo para o setor ao longo do ano. "O aumento da renda e do emprego estão mantendo o crescimento do Brasil, apesar de o avanço do PIB ser pequeno", comentou. No próximo mês, a CNDL deve apresentar revisão de suas expectativas por conta da mudança de metodologia que os indicadores vão sofrer.



Tags: Inadimplência, calotes, Ana Paula Bastos, CNDL, IOP, SPC, PIB.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência