Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 01/06/2012 | 16h20

Volkswagen cria tecido à base de garrafa PET

Revestimento será usado em bancos e portas

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil lança mão de uma novidade para preservação do meio ambiente. A marca desenvolveu tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e portas de seus veículos a partir do segundo semestre. Segundo a montadora, para o revestimento de cada carro são necessárias até 52 garrafas PET de 1,5 litro (44 delas só para os bancos). 60% do tecido é feito de plástico, que é fornecido por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.

A VW garante que esse tipo de banco oferece o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais usados hoje em dia. Além disso, atende às especificações de aparência e durabilidade da empresa.

A produção da fibra reciclada começa com a separação das peças plásticas por cores, já que elas interferem no tom do tecido. Na sequência, as peças são limpas e trituradas em grãos, que são transformados em fios. Daí em diante, o processo de criação do tecido à base de PET é idêntico ao da produção de tecidos convencionais. Atualmente, já é possível encontrar esse tipo de fibra no revestimento do assoalho, do teto, e do porta-malas dos veículos.



Tags: Volkswagen, PET, tecido, portas, bancos, veículos.

Comentários

  • Edison

    Excelente iniciativa com fins ambientais e lucrativos, a industria automotiva necessita procurar matéria prima alternativa o processo produtivo deve ser autosustentável. Quanto menos se retirar da natureza mais tempo teremos para desfrutar das suas belezas, não é uma questão ecológica e sim de sobrevivencia do ecosistema.

  • Marcio Lima

    Finalmente, pelas corporações, em grande escala, a preocupação ambiental (claro, além da financeira...) Que esse exemplo seja seguido para que possamos dar aceitáveis condições de sobrevivência às nossas futuras gerações. Parabéns à montadora pela iniciativa. E louvor aos criadores! Deus nos abençoe todos! Marcio Lima Espirito Santo do Pinhal, SP

  • SANDRA AUGUSTA

    OLÁ .GOSTEI MUITO DA MATERIA,ME AJUDOU EM UM SEMINÁRIO PARA A FACULDADE. GOSTARIA DE SABER ONDE EU POSSO CONSEGUIR UMAS AMOSTRAS DESSE TECIDO PARA EU LEVAR PARA A TURMA ? OBRIGADO PELA ATENÇÃO SANDRA AUGUSTA.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência