Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 30/05/2012 | 22h00

DAF define grupos concessionários no Brasil até setembro

Ideia é nomear de 20 a 25 grupos distribuidores

PEDRO KUTNEY, AB | De Eindhoven (Holanda)

A DAF deverá nomear os seus primeiros concessionários no Brasil até setembro, segundo informou o diretor comercial da empresa, Michael Kuester. Os caminhões da marca holandesa, que pertence ao grupo americano Paccar, começarão a ser produzidos em Ponta Grossa (PR) apenas no segundo semestre de 2013 (leia aqui), mas Kuester afirma que desde a exposição da marca na última Fenatran, em outubro passado, muitos grupos interessados foram procurar a empresa. “Já estamos no processo final de escolha, que envolve o exame da solidez financeira, apresentação de plano de negócio para cinco anos, especialização no segmento e localização geográfica”, conta o executivo.

Kuester diz que de um número inicial de 55 candidatos, sobraram 45 – alguns já foram eliminados para evitar a concentração geográfica de lojas – e a ideia é ter, no máximo, de 20 a 25 grupos concessionários, cada um com quatro a cinco pontos de venda e manutenção. A solidez financeira é uma questão importante, pois segundo o diretor comercial o investimento é de cerca de R$ 10 milhões por loja com áreas mínimas exigidas pela DAF são de 2 mil a 3 mil metros quadrados, com expectativa de retorno apenas em cerca de dois anos. “É um risco comercial que consideramos normal, mas assumido inteiramente pelo distribuidor”, afirma.

A expectativa é começar as vendas dos caminhões DAF (o primeiro será o pesado XF), em 2013, com 30 a 35 pontos já abertos e, daí por diante, abrir 10 concessionárias por trimestre, até chegar perto de 100. Kuester explica que a DAF tem forte tradição de pós-vendas nos mercados nos quais atua na Europa e a ideia é replicar esse modelo no Brasil. “Temos tradição de ter 98% das peças de reposição para pronta-entrega, que é um porcentual acima da média. É um investimento importante em estoque que o concessionário deverá fazer.”

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS

A DAF também está em fase final de negociação para montar seu primeiro centro de distribuição de peças no Brasil. De acordo com Kuester, o local deve ser decido em mais algumas semanas. Os Estados de São Paulo e Minas Gerais são os mais cotados para receber o investimento, em valor ainda não revelado.

A Paccar já tem 15 centros de distribuição de peças no mundo todo, sendo cinco na Europa, oito na América do Norte, um na Austrália e um no Chile. Todos trabalham com a meta de atender qualquer pedido no prazo máximo de 24 horas. No centro de Eindhoven, na Holanda, que processa 12 mil pedidos por dia e atende 750 clientes de todos os países do norte europeu, mais Espanha e Portugal, existem 50 mil partes estocadas, que somam um ativo de cerca de € 45 milhões.



Tags: Paccar, DAF, caminhão, investimento, Ponta Grossa, concessionários, distribuição, peças.

Comentários

  • Marco Cesar

    Como é bom saber que ainda existem fabricantes no Brasil com a preocupação de pós-vendas, pois para um frotista, há o investimento nos caminhões, Mão de Obra, Diesel, Pneus e ele não pode deixar o caminhão parado de forma alguma, por isso que inúmeras vezes o abastecimento é feito pelo mercado alternativo, pois as concessionárias tem de 70 a 80% das peças necessárias Meus PARABÉNS Marco Cesar

  • Ismael de Campos Moreira

    Boa noite. Ao ler essa noticia acredito que será um ótimo caminhão, chegando ao Brasil trazendo mais um investidor no seguimento pesado, gostaria de saber se já tem um representante na região de São Jose do Rio Preto S/P , pois tenho interesse em vender esta MARCA DAF. Att. Ismael de Campos Moreira

  • alessandro pereira da silva

    quero comprar caminhoes aguado resposta

  • Marcos Aurélio Sposaro

    Já existe alguma concessionária DAF Caminhões em São Paulo.

  • Lito França

    Depois de estar conhecer os produtos DAF na Fenatran e ouvir explanação do pessoal da fábrica e concessionários, mudei o conceito quanto às pretensões da montadora holandesa no Brasil. O Cavalo é de ponta de fato, a maior e mais confortável cabine, agregados a ela itens de segurança como a trava noturna, um bem bolado item de segurança aos ocupantes do Cavalo, tudo à mão, extremo conforto e beleza, só vendo, motor original Paccar 13 litros, tecnologia americana, confiável, entre outros itens. Já é um sucesso, tem tudo para ocupar a terceira posição mo mercado.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência