Sedã 301 é produzido em Vigo, na Espanha, e estará em setembro no Salão de Paris
Peugeot 208 sedã terá outro nome: 301
Montadora reinventa nomenclatura de seus carros
MÁRIO CURCIO, AB
A Peugeot revelou as imagens do sedã 301, carro que inaugura o uso de uma nova política de mercado e nomenclatura dos modelos da marca francesa. Não serão usados mais números crescentes, conforme são lançadas novas gerações de um modelo, como ocorreu, por exemplo, com a evolução do 307 para o 308.
Os Peugeot com final 1 têm diferenças de projeto ou conteúdo em linha com a estratégia de expansão global da empresa, pois serão vendidos em novos mercados emergentes nos quais a marca pretende ganhar participação, como Brasil, Rússia, Turquia e outros.
O 301 equivale, contudo, à versão sedã do 208 e não do 308. O primeiro local de produção será Vigo, na Espanha, e o lançamento mundial está previsto para o Salão de Paris, em setembro deste ano. As vendas começam em 1º de novembro na Turquia. Mais tarde será comercializado na Europa Central e Oriental, Rússia, Ucrânia, Grécia, Oriente Médio, países do Golfo, da África e em países da América Latina - o Brasil está nessa fila.

O 301 mede 4,44 metros e tem porta-malas com capacidade para 506 litros. A distância entre eixos é de 2,65 metros. Como comparação, um Toyota Corolla mede 4,54 metros, mas tem porta-malas e entre-eixos menores (470 litros e 2,6 metros, respectivamente). O carro terá três motores, um 1.6 diesel e dois a gasolina, 1.2 e 1.6.
A Peugeot não confirma a venda do carro no Brasil, mas é possível que ele seja produzido por aqui, a exemplo do hatch 208. Um dos motores prováveis é o flex 1.6 EC5, que no hatch 308 vendido aqui rende até 122 cv com etanol (veja aqui).
O propulsor 1.2 a gasolina está em fase de homologação. É um três-cilindros concebido para redução de consumo e emissões. Esse mesmo projeto tem uma versão 1.0. Entre os equipamentos para o modelo haverá programa eletrônico de estabilidade, freios com sistema ABS e até quatro airbags. Ar-condicionado automático, sensor traseiro de estacionamento, som com MP3, Bluetooth e conexão USB também estão na lista de itens do novo sedã.
NOVOS BATISMOS: PARA EXPLICAR OU CONFUNDIR
Ainda sobre as novas regras para nomear seus futuros projetos, a Peugeot explica que não irá mais mudar seus números quando forem renovados (como ocorreu, por exemplo, com o 206, que passou por 207 e hoje é 208). Por aí, pode-se dizer que o 308 jamais se tornará 309.
A montadora acredita que a manutenção dos números vai simplificar a compreensão e identificação do carro. O zero central, que serve para mostrar que se trata mesmo de um Peugeot, será mantido. Dois zeros (como no 3008) indicam carrocerias mais altas.
O primeiro algarismo (2, 3 ou 4, por exemplo) continuará indicando o segmento do modelo (quanto mais alto, maior), independentemente do mercado em que for vendido. A utilização do dígito final 1 foi explicada pela montadora como “uma resposta a novos desafios e ambições”, traduzida em expansão para mercados emergentes. Outra regra sobre a nova nomenclatura reza que os modelos remanescentes com final 7 receberão o algarismo 8.
Por esses novos critérios, já é possível prever confusão para o Brasil: se mantido à venda, nosso 207 (que na verdade é um 206 com algumas melhorias e dianteira semelhante à do 207 que foi vendido na Europa) poderá virar 201 para distinguir-se do 208, que também será montado aqui.
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