Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 09/05/2012 | 20h00

Shacman vai investir R$ 1 bi em Caruaru

Nova fábrica fará caminhões e ônibus

REDAÇÃO AB

O governo de Pernambuco confirma em seu site a produção de caminhões da marca Shacman a partir de 2013, conforme antecipado por Automotive Business em 24 de abril passado (leia aqui).

O investimento de R$ 1 bilhão foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira, 9, após visita do governador Eduardo Campos a uma das fábricas da estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG). O nome Shacman resulta da parceria tecnológica firmada entre a SAG e a MAN, do Grupo Volkswagen.

A fábrica será a primeira do Estado para fabricação de caminhões e ônibus, que será instalada em Caruaru, às margens da BR-104. Ela irá produzir cinco modelos de caminhões em 20 configurações possíveis. De olho na crescente demanda pelos veículos do tipo BRT (Bus Rapid Transit), a planta também construirá chassis e carrocerias para ônibus.

“O mais importante é que eles pretendem alcançar mais de 65% de nacionalização e para isso devem fabricar também os motores, a transmissão e os eixos para caminhão e ônibus em Pernambuco", adiantou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio. A Shacman já tem uma central de distribuição no Porto do Recife.

Espera-se a geração de mais de mil empregos diretos na operação da fábrica. Os caminhões pesados e extrapesados produzidos no Agreste pernambucano serão distribuídos para toda a América do Sul. As obras de construção da planta industrial começam ainda este ano e vão durar cerca de dez meses. Depois disso, a previsão da companhia é que sejam fabricados inicialmente 10 mil veículos por ano, número que deve dobrar até 2017.

Nesta quarta-feira, Eduardo Campos visitou a fábrica da Fast Gear, outra empresa que pertence à SAG. A unidade é a maior produtora de transmissões para caminhões e ônibus do mundo e responde por 92% do mercado chinês. Sua capacidade de produção é de 1,2 milhão de conjuntos por ano. Nesta quinta, 10, a comitiva vai conhecer a fábrica de ônibus da holding chinesa.

As negociações da Shacman com o governo estadual foram iniciadas em outubro do ano passado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Além do Estado, a montadora avaliou opções em São Paulo e no Ceará. Em dezembro, uma comitiva formada por empresários brasileiros e chineses reuniu-se com o governador Eduardo Campos para tratar da consolidação do negócio. O passo seguinte foi a ida do grupo a Caruaru para a escolha do terreno. A área tem 220 hectares e já foi desapropriada.

Em fevereiro, representantes do governo do Estado foram a Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à negociação. O governo estadual concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do ICMS, segundo as regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). A empresa também receberá incentivos municipais (isenção de IPTU por dez anos).

A Shaanxi Automobile Group Co. possui 11 subsidiárias e está listada entre as 200 maiores empresas chinesas, ocupando o 40° lugar entre as companhias mecânicas chinesas. Tem mais de 13 mil empregados, sendo 2 mil engenheiros. Atualmente produz cerca de 200 mil caminhões e ônibus por ano e distribui seus produtos nos cinco continentes.



Tags: Governo, Shacman, Pernambuco, Caruaru, caminhões, ônibus, Shaanxi Automobile Group, Geraldo Júlio, Eduardo Campos.

Comentários

  • Hortencia Lins

    Fiquei muito feliz por minha terra querida estar a altura de um investimento deste porte, e mais ainda pela oportunidade de empregos que se vai gerar. Fui funcionária da MESBLA em Recife/PE por 18 anos, atuando sempre na área de Recursos Humanos pois, sou Psicóloga com Pós-Graduação em Admnistração em RH e agora, com a esperança de realizar um grande sonho: "trabalhar no interior" (pois tenho família e residência própria em S.Bento do Una/PE bem perto de Caruaru), solicito que nos seja fornecido o site onde possamos realizar a inscrição para participação do processo seletivo para concorrer a uma vaga nesta conceituada empresa. Parabéns CARUARU, parabéns Pernambuco! E a todos nós pela portunidade de alcançarmos objetivos.

  • wellington minhaqui ferreira Jr.

    Parabéns ao nosso governador Eduardo Campos. e sua equipe de governo em trazer mais uma montadora, a Shacman, caminhões, para o nosso estado. gerando mais oportunidade de empregos direto e indiretos para os pernambucanos. conto muito mais novidades em sua gestão de governo, que o mérito de melhor governador do Brasil seja sempre o seu.

  • naiza faustino de siqueira feitoza

    adorei essa empresa vim para nossa cidade gostaria de saber onde mesmo vai ser estalada na br 104 mais quais as imediaçoes proximo o polo comercial ou o novo hospital mestre vitalino ou o autrodomo.gostaria de ser comunicada;boa tarde?

  • gessè

    parabens sr governador Eduardo Campos pela determinaçâo e capacidade de governa nosso estado que breve sèra a maior revelaçâo de talentos a servir o brasil.Obrigado

  • Raylan Alcantara

    Pernambuco vem se destacando e desenvolçvendo-se cada vez mais, e essa motadora vai impulsionar mais ainda esse crecimento, um estado que por muito tempo foi taxado com piadas, agora vive em pleno crescimento! Parabéns Pernambuco e ao governador Eduardo Campos por esse feito.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência