Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 09/05/2012 | 14h06

Juros para veículos fecham abril em 1,94%

É o menor índice desde 1995, diz Anefac

SUELI REIS, AB

A taxa de juros cobrada no crédito direto ao consumidor (CDC) para o financiamento de veículos caiu 1,52% em abril com relação a março, passando de 1,97% ao mês (26,38% ao ano) para 1,94% ao mês (25,93% ao ano), segundo pesquisa mensal realizada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta quarta-feira, 9. A taxa de abril é a menor da série histórica, iniciada em 1995.

Apesar de ser a menor taxa em 17 anos, na variação de pontos porcentuais, o setor de veículos foi o que menos baixou os juros em abril com relação ao mês imediatamente anterior entre todos os setores pesquisados pela entidade.



Os prazos médios de financiamento de veículos permaneceram inalterados, com prazo mínimo de 40 meses e máximo de 60, os mesmos observados em março de 2012 e abril de 2011.

JUROS AO MERCADO

O estudo apontou que na média, as taxas de juros das seis operações de crédito pesquisadas (CDC, cartão de crédito, cheque especial, juros do comércio, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras) reduziram 1,26% em abril contra março, para 6,25% ao mês, a menor do ano até agora, e 106,99% ao ano, a terceira redução registrada em 2012 nas taxas para pessoas físicas.

Segundo a Anefac, o comportamento dos juros em abril tem influência direta da competição acirrada no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas, movimento que criou o efeito cascata nas instituições financeiras privadas, que também recorreram à fórmula. Também atribui a redução à taxa Selic, que caiu 0,75 pontos porcentuais em abril, passando de 9,75% para 9% ao ano, além da redução dos índices de inadimplência.

A entidade aposta que novas reduções da taxa básica de juros e o aumento da competição no sistema financeiro devem movimentar ainda mais o mercado de crédito no País nos próximos meses.



Tags: Crédito, financiamento, veículos, juros, Anefac, Selic, inadimplência.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência