Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 08/05/2012 | 19h25

10 milhões querem comprar veículos em 2012

Financiar é preferência de 61%, aponta estudo

REDAÇÃO AB

Em pesquisa inédita realizada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), 10,2 milhões de brasileiros pretendem comprar um veículo este ano. Deste total, 8,5 milhões disseram que vão optar por automóveis novos ou usados e 1,7 milhão disseram preferir motocicleta nova ou usada. Entre os brasileiros que pretendem adquirir um automóvel, 55,3% pertencem às classes C e D. O restante, 44,7%, são representados por integrantes das classes A e B. Entre aqueles que preferem comprar motocicleta, 57,9% pertencem às classes C e D e as classes A e B respondem por 42,1%. A pesquisa intitulada Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012, realizada em conjunto com o Instituto Data Popular, foi realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, com 1.019 entrevistados de todo o País. Ela indicou que de todos os entrevistados que pretendem adquirir algum bem de consumo este ano, 61% desejam financiar a compra, enquanto 39% declararam querer pagar à vista.

No grupo daqueles que escolheram automóvel, 71,5% das pessoas de classes emergentes (C, D e E) pretendem utilizar a modalidade de financiamento para adquirir o bem. No grupo dos compradores de motocicletas, este índice sobe para 86,8%. Entre as classes A e B, os índices de financiamentos também são altos para os dois segmentos: 75,3% disseram ter a intenção de financiar a compra de automóveis e 78,4% a de motocicletas.

Segundo o estudo, o financiamento bancário é a modalidade preferida das classes emergentes para a aquisição de veículos, com adesão de 40,8% dos entrevistados. O pagamento à vista representa 33,9% das preferências, leasing, 7%, e consórcio, 5,7%. Já nas classes A e B, o financiamento representa 33,5% dos pagamentos para aquisição de veículos enquanto o pagamento à vista responde por 44,2%. Leasing e consórcio aparecem com 7,6% e 2,9% das preferências de pagamento de veículos desta parcela da população.

Para o economista-chefe da Acrefi, Nicola Tingas, a pesquisa confirma que a demanda de crédito de consumo continua alta no País. “Mesmo com a dificuldade de pagamento de dívidas iniciada a partir da forte contração do ritmo de crescimento da economia em 2011, o brasileiro quer continuar a ter um padrão de consumo e de vida mais compatível com o desenvolvimento do País e de sua ascensão em termos de emprego e renda.”

O economista acredita que dentro de poucos anos a relação crédito/PIB, hoje próxima de 50%, deverá alcançar patamares em torno de 70 a 80%. “Há perspectiva de que essa demanda adicional ocorra com maior tranquilidade, sem os sobressaltos que alguns mais endividados tiveram em 2011 e enfrentam em 2012. O consumidor brasileiro aprendeu rápido sobre o uso consciente do crédito e manejo das finanças pessoais, o que possibilitará melhorar sua satisfação e necessidade de consumo com maior equilíbrio.”



Tags: Acrefi, financiamento, crédito, leasing, consórcio, Nicola Tingas.

Comentários

  • joao victor nunes de castro

    OLA AMIGOS TUDO BEM EU TRABALHO EM UMA LOJA DE CARROS SEMI NOVOS E EU QUERO VENDER MUITOS CARROS ESTE MES ESTA PARADA AS VENDAS DE CARROS POR CAUSA DO IPI REDUZIDO POR CAUSA DAS CONCECIONARIAS SAO AS CUPADAS POR NAO ACABAR COM O IPI ELAS MESMAS ESTAO DIZENDO QUE NAO TEM MAIS CARROS PARA SER VENDIDA PARA OS CLIENTES E QUEREM UM TEMPO PARA RESPIRAR

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência