Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 04/05/2012 | 15h33

Bens duráveis puxam queda da confiança do comércio

Índice da FGV está negativo em 6,6% no setor de veículos e peças

Agência Estado

O menor otimismo dos empresários do comércio de bens duráveis puxou para baixo o Índice de Confiança do Comércio (Icom) em abril, conforme dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No trimestre encerrado em abril, houve leve piora na confiança do comércio: o Icom teve queda de 4,4% ante o mesmo período do ano passado; em março, o recuo foi de 4,3%. Na mesma comparação, a confiança do setor de móveis e eletrodomésticos saiu de uma alta de 7,0% no trimestre encerrado em março para uma queda de 0,3% no trimestre encerrado em abril. No segmento de veículos, motos e peças, a perda aumentou de -5,7% em março para -6,6% em abril.

O setor de equipamentos para escritório, informática e comunicação aprofundou a queda de -1,6% em março para -6,6% em abril, enquanto hipermercados e supermercados saiu de -6,3% para -8,3%. "Alguns indicadores continuam negativos porque, há um ano, o comércio vinha num ritmo acima do deste ano. Esses indicadores estão correndo por baixo do patamar de 2011, e isso reflete o ritmo da economia daquela época e de hoje", lembrou o economista Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV. No entanto, houve melhora em 10 dos 17 segmentos pesquisados. Um deles foi o de artigos farmacêuticos, médicos e perfumaria, que saiu de uma queda de 0,2% no Icom de março para uma alta de 3,3% no Icom de abril. "A difusão foi no sentido de melhora do índice, com a maioria dos segmentos registrando evolução favorável. Se o Icom caiu é porque segmentos importantes puxaram para baixo o sinal", explicou Sales.



Tags: confiança, bens duráveis, comércio, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência