Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 24/04/2012 | 21h10

Relação entre etanol e gasolina sobe para 71,29% em São Paulo

Abastecer com o derivado de petróleo é mais vantajoso

Agência Estado

Agência Estado

A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina voltou a ultrapassar a marca de 70% na capital paulista. Levantamento divulgado na terça-feira,24, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que o nível atingido foi de 71,29% na terceira semana de abril. O resultado superou os verificados na segunda semana (de 69,49%) e na primeira semana do mês (de 69,50%), quando abastecer com etanol havia voltado a ser mais vantajoso na cidade de São Paulo, quando a comparação é feita com o combustível derivado do petróleo.

A vantagem acontece quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa menos de 70% do valor da gasolina. Este número é calculado considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores movidos pelo combustível derivado do petróleo.

Na pesquisa mais ampla, referente à terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 22 de abril), o preço do etanol apresentou avanço de 1,74%, um pouco menos expressivo do que o de 2,61% da segunda quadrissemana (período de 30 dias encerrado em 15 de abril). A gasolina, por sua vez, mostrou redução de 0,38% em seu valor na terceira quadrissemana ante alta de 0,31% na segunda medição do mês.

O coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, reconhece que prever a real tendência do preço do etanol não é atualmente uma missão das mais fáceis. "Está demorando para os efeitos da nova safra de cana-de-açúcar serem captados pelos preços do combustível", avalia.



Tags: etanol, gasolina, combustível, preço, Fipe.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência