Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 18/04/2012 | 21h07

Mercado segue estagnado

Vendas estacionadas na primeira metade de abril

Automotive Business

Redação AB

Fechadas as contas dos 11 primeiros dias úteis de abril, que englobam a metade do mês, os dados mostram um mercado estagnado, praticamente sem avanços na comparação com a primeira quinzena de março, e com recuo significativo em relação ao ano passado. Segundo números do Registro Nacional de Veículos (Renavam) divulgados nesta quarta-feira, 18, pela associação dos concessionários, a Fenabrave, de 1º a 17 de abril foram emplacados no País 141.725 veículos novos, na média de 12.884 por dia útil, quase o mesmo que os 12.810 por dia em idêntico período de março, e 1.531 a menos do que os 14.415/dia registrados no começo de abril de 2011.

No total, os 141.725 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados significaram leve avanço de 0,57% sobre a primeira metade de março passado e queda de 10% ante o mesmo período de 2011. Contabilizando somente veículos leves, houve crescimento de quase 1% na comparação com o mês anterior e recuo de 10% em relação aos primeiros 15 dias de abril do ano passado.

A queda mais acentuada aconteceu nos segmentos de caminhões e ônibus, afetados pela nova legislação ambiental Proconve P7, com o fim dos estoques de veículos Euro 3 (que só podiam ser faturados às concessionárias até o fim de março) e início das vendas dos modelos Euro 5, de 8% a 15% mais caros, seguindo informações da indústria. Com isso, as vendas de caminhões na primeira quinzena de abril (6.119) retrocederam 5,3% em relação ao mês anterior e quase 22% na comparação com idêntico intervalo de abril do ano passado. Já o desempenho dos ônibus no período (1.384 unidades) foi 8,5% inferior à primeira metade de março e desceu 12,7% no comparativo com o mesmo mês de 2011.



Tags: Mercado, Fenabrave, Renavam, quinzena, emplacamentos, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência