Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 18/04/2012 | 10h05

Ford investe em Taubaté

Unidade monta 1,7 mil transmissões por dia

Automotive Business

Redação AB

Como parte de sua atualização industrial para produzir modelos globais, a Ford vem investindo R$ 500 milhões na unidade de transmissões de Taubaté (SP). Segundo a montadora, a planta já produziu mais de 4 milhões de transmissões IB5, que equipam New Fiesta, EcoSport, Fiesta RoCam e Ka vendidos na América do Sul. A unidade também exporta para América do Norte e África do Sul. Com cerca de 150 máquinas computadorizadas, a fábrica de Taubaté é capaz de produzir 1,7 mil transmissões por dia.

Entre outros processos inovadores, a fábrica utiliza o torneamento a seco do eixo secundário, o que dispensa o uso de fluidos lubrificantes e evita seu descarte no fim do processo. Cada estação de corte é acompanhada por um trabalho contínuo de medição e controle de qualidade. Nos laboratórios da fábrica, essa checagem inclui a análise microscópica das especificações dos metais empregados em cada peça.

Depois de prontas, as engrenagens são montadas manualmente e, desse ponto em diante, o processo volta a ser dominado pelas máquinas. O fechamento da caixa de transmissão é feito por um robô, com a aplicação de junta líquida de silicone para garantir sua vedação contra vazamento de óleo. Luzes e câmeras especiais são usadas para conferir a distribuição homogênea do material em toda a peça.

Ainda segundo a Ford, no fim da linha cada transmissão é testada individualmente em uma cabine à prova de som. Suas engrenagens são movimentadas por um motor elétrico, enquanto um especialista realiza as trocas de marcha, verificando a precisão dos engates e a ausência de ruídos. Assista ao vídeo abaixo com detalhes da produção de transmissões.



Tags: Ford, Taubaté, transmissões, engrenagens, New Fiesta, RoCam, Ka, EcoSport.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência