Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 16/04/2012 | 18h00

Bosch alcança a marca de 75 milhões de ESP produzidos

Programa eletrônico de estabilidade começou a ser fabricado em 1995

Automotive Business

Redação AB

A Bosch alcançou a marca de 75 milhões de unidades do sistema ESP desde o início de sua produção, em 1995. O equipamento contribui para elevar a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, onde o programa eletrônico de estabilidade mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade.

O sistema evita acidentes com derrapagem, geralmente com consequências graves. "Após o cinto, o ESP é o sistema de segurança mais importante dos automóveis e tem salvado muitas vidas ao longo dos últimos anos", afirma Gerhard Steiger, presidente da divisão sistemas de controle de chassi da empresa.

A Bosch desenvolveu o sistema antiderrapagem e, em 1995, tornou-se a primeira empresa no mundo a fabricá-lo em série. "Desde 2010 a Bosch vem produzindo mais unidades do ESP que do ABS", observa Steiger, comprovando a tendência mundial de elevar a segurança dos automóveis.

ESP TORNA-SE EQUIPAMENTO PADRÃO

As Nações Unidas consideram o ESP uma maneira eficiente de reagir contra o aumento recorrente do número de mortes nas estradas. De acordo com estudos, esse sistema de segurança ativa pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o ESP como equipamento padrão. Na Europa isso já ocorre em todos os novos veículos desde 1º de novembro de 2011. A partir de novembro de 2014 o equipamento estará em todos os veículos à venda. Atualmente, segundo a Bosch, 72% dos automóveis e veículos comerciais leves registrados recentemente na Europa estão equipados com o ESP. Nos Estados Unidos, o sistema já é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas. Em todo o mundo, 48% dos automóveis de passeio novos e veículos comerciais leves estão equipados com o ESP; na China, aproximadamente 20% dos automóveis novos saem da linha de produção com o sistema.

Desde o início da produção, em 1995, a Bosch realizou melhorias no sistema de segurança ativa, incorporando funções adicionais. Enquanto a primeira versão pesava 4,3 quilos, a versão básica da nona geração tem 1,6 quilo.



Tags: Bosch, ABS, ESP, antiderrapagem, Gerhard Steiger.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência