Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 16/04/2012 | 16h30

Atividade econômica tem pequena queda pelo 2º mês seguido

Dados do IBC-Br foram divulgados nesta segunda, 16

Agência Brasil

Agência Brasil

A atividade econômica registrou o segundo mês consecutivo de queda, de acordo com os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgados nesta segunda-feira, 16. O índice dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou retração de 0,23% em fevereiro ante janeiro.

No segundo mês do ano, o IBC-Br registrou 140,2 pontos. Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo período de 2011 houve queda de 0,07%. No primeiro bimestre, no confronto com igual período do ano passado, o índice dessazonalizado apresentou alta de 0,3% e, em 12 meses, de 2,05%.

Os dados sem ajustes sazonais mostram que o IBC-Br registrou alta de 1,15% no primeiro bimestre e de 1,91% em 12 meses, período encerrado em fevereiro. O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O acompanhamento do índice é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica e contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. O BC tem reduzido a taxa básica para estimular a atividade econômica. A expectativa para a reunião do Copom desta semana é mais uma redução da Selic, atualmente em 9,75% ao ano. O governo tem adotado também medidas de estímulo à indústria.

De acordo com analistas do mercado financeiro consultados pelo BC, a economia – Produto Interno Bruto (PIB) – deve crescer 3,2% este ano. Em 2011, o PIB apresentou expansão de 2,7%. Para 2012, a previsão dos analistas é que o crescimento chegue a 4,3%.



Tags: Atividade econômica, dessazonalizado, Copom.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência