Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 13/04/2012 | 13h00

OMC: Brasil aumenta participação nas exportações mundiais

País permanece na 22º posição no ranking

Automotive Business

Redação AB

O Brasil aumentou sua participação nas exportações mundiais para 1,44% em 2011 contra 1,36% em 2010, segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) na quinta-feira, 12. Apesar do crescimento, o País continua na 22º posição no ranking dos países exportadores com tendência de elevação de sua representatividade no comércio internacional, observada desde 2003.

Nas importações, o Brasil caiu para uma posição em 2011, ocupando agora a 21º, mas aumentou sua participação, de 1,25% para 1,29%.

Em seu relatório, a OMC avaliou que o crescimento no comércio mundial de bens no ano passado foi de 5% em volume, 0,8 pontos abaixo de sua projeção mais recente, de setembro de 2011. A organização estima um crescimento de 3,7% em 2012, o que representaria um número abaixo da média de 5,4% dos últimos vinte anos.

O relatório menciona os riscos do atual cenário mundial em que a fragilidade e incertezas permanecem e cita a recessão profunda da Zona do Euro que agrava a crise financeira e o aumento do preço das commodities, elementos que abalam fortemente o comércio exterior.

Em contrapartida, a OMC analisa possíveis cenários positivos com a redução da crise europeia, a recuperação da economia norte-americana, principal fator de deve impulsionar a demanda mundial de importações, e uma retomada, ainda que moderada, do Japão.

Leia aqui o relatório completo da OMC, versão em inglês.



Tags: OMC, importações, exportações, comércio exterior, Zona do Euro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência