Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 12/04/2012 | 17h19

CNI reduz projeção de crescimento do setor industrial para 2%

Entidade diz que pacote de estímulos atende em parte os problemas do setor

Agência Brasil

Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu de 2,3% para 2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do País em 2012. Segundo o Informe Conjuntural, divulgado na quinta-feira, 12, a economia brasileira “iniciou o ano sem qualquer sinal de recuperação da estagnação do segundo semestre de 2011”. Em 2011, o PIB industrial cresceu 1,6%.

Segundo o comunicado, os primeiros números de 2012 apontam para a continuação de um crescimento econômico “baixo e desbalanceado, com avanço do setor de serviços e indústria fraca”. O documento destaca ainda que o aumento do consumo interno mantém o setor de serviços em crescimento, mas não significa o bom desempenho do setor industrial.

Para a entidade, o pacote de estímulos adicionais à economia industrial, lançado semana passada pelo governo federal, atende “em parte” os problemas do setor. “São medidas emergenciais e necessárias para enfrentar o ambiente hostil produzido pela crise mundial, mas precisam estar em sintonia com uma estratégia de longo prazo”, diz a pesquisa.

Em relação ao crescimento do PIB do País, a entidade manteve a estimativa de 3% de crescimento para o ano. A projeção é mais pessimista que as do Ministério da Fazenda (4,5%) e do Banco Central (3,5%).

Por outro lado, a entidade está otimista com relação à taxa de desemprego. A estimativa caiu de 5,8% para 5,5%. “Mesmo com a continuidade da fraca atividade econômica, o emprego voltou a crescer em ritmo um pouco maior”, diz o documento.

Segundo a CNI, “o problema da indústria não é de caráter conjuntural. Tem características estruturais que refletem tanto as alterações na ordem econômica mundial (…), como as dificuldades da economia brasileira em elevar sua competitividade”, informou.



Tags: CNI, indústria, PIB, economia industrial, desemprego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência