Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 12/04/2012 | 15h55

Ford cria parceria com Dow Automotive Systems

Acordo prevê pesquisa e aplicação de fibra de carbono em veículos

Automotive Business

Redação AB

A Ford anunciou uma parceria com a Dow Automotive Systems, unidade de negócio da Dow Chemical, para pesquisa e aplicação de compostos de fibra de carbono em veículos de alto volume. A montadora está em fase de pesquisa de novos materiais, processos de design e técnicas de produção para melhorar os padrões de segurança e qualidade e redução de peso dos seus veículos para aumentar a economia de combustível. Sua meta é eliminar cerca de 340 kg dos veículos até o fim da década.

"Há dois caminhos para reduzir o consumo de energia em veículos: aumentando a eficiência da conversão do combustível em movimento e reduzindo a quantidade de trabalho que o motor tem de realizar", explica Paulo Mascarenas, vice-presidente e chefe técnico de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford está enfrentando o desafio da conversão reduzindo o tamanho dos motores com a tecnologia EcoBoost e a eletrificação. Já para diminuir a carga de trabalho, o caminho é a redução da massa e o aprimoramento aerodinâmico."

"A redução do peso dos veículos, com foco no design inteligente e nos materiais, tem sido uma prioridade para a Dow Automotive Systems", diz Florian Schattenmann, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Chemical Systems. "A parceria com a Ford em compostos de fibra de carbono é um passo lógico dentro desse processo para ampliar o uso de polímeros leves de alta resistência e tecnologia de solda estrutural", conclui.

Para o executivo, o acordo também beneficiará o trabalho que a Dow Chemical já desenvolve em parceria com o fabricante de fibra de carbono AKSA, da Turquia, e o Laboratório Nacional Oak Ridge do Departamento de Energia dos Estados Unidos. A expectativa é de que os componentes de fibra de carbono comecem a ser utilizados nos veículos da Ford no fim desta década, contribuindo para elevar os níveis de eficiência a mais de 21 km/l.



Tags: Ford, Dow Automotive Systems, fibra de carbono, consumo, combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência