Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 11/04/2012 | 16h48

Anfavea pede solução para acesso ao financiamento de automóveis

Aumento da inadimplência faz bancos reduzirem a oferta de crédito

Agência Estado

Agência Estado

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, disse que o setor solicitou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega uma solução na dificuldade de crédito para financiamento de automóveis. Segundo Belini, com o aumento da inadimplência, os bancos reduziram a oferta de crédito para compra de automóveis no varejo. Segundo ele, a participação dos bancos oficiais nesses financiamentos é baixa. O executivo esteve reunido com o ministro em Brasília, DF, na manhã desta quarta-feira, 11.

Ao ser questionado sobre a resposta do ministro à reivindicação do setor, Belini disse apenas que Mantega "tomou nota". Para o executivo a conversa foi "muito boa".

O novo regime automotivo também foi discutido na reunião. Segundo Belini, o setor confirmou os investimentos previstos de R$ 22 bilhões até 2014/2015. Segundo ele os investimentos já começaram a deslanchar, não só no setor de automóveis, mas também no setor de autopeças, que recebeu desoneração tributária no pacote lançado na semana passada (leia aqui). Belini disse que as montadoras ainda estão fazendo as contas dos ajustes necessários para alcançar o desconto do IPI previsto no regime automotivo, a partir de 2013. "Cada montadora tem uma situação diferente. Algumas terão de aumentar o índice de nacionalização", afirmou.

O presidente a Anfavea informou ainda que o setor relatou ao ministro as dificuldade nas vendas de caminhões. Segundo Belini, o reforço e o barateamento das linhas de financiamento do BNDES, também anunciados na semana passada, ajudarão, mas é preciso "dar a partida" na renovação da frota. Belini disse que os frotistas estão evitando comprar novos caminhões, em função dos problemas de abastecimento de diesel no País.



Tags: Anfavea, financiamentos, crédito, inadimplência, Cledorvino Belini, Guido Mantega.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência