Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 11/04/2012 | 14h21

Automec Pesados começa com mais de 600 expositores

Investimento foi maior que o da edição anterior

Jairo Morelli, AB

Jairo Morelli, AB

Em meio às incertezas sobre o mercado de caminhões no País, o Anhembi abriu suas portas nesta terça-feira, 10, para a terceira edição da Automec Pesados e Comerciais, feira internacional especializada em peças, equipamentos e serviços para o setor. O evento vai até sábado, 14, e conta neste ano mais de 600 expositores e investimento 25% superior ao aplicado na última edição, segundo informações do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Ele servirá para fomentar negócios e para a discussão de diversos assuntos importantes como a obrigatoriedade da certificação das autopeças por parte do Instituto Nacional do Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

Durante a solenidade de abertura da feira, o ministro da fazenda, Guido Mantega, aproveitou para cobrar maior competitividade da economia brasileira, especialmente com a redução de preços e custos, e também lembrou a importância da expansão do mercado consumidor para o crescimento sustentável do País. “Se não houvesse mercado interno, estaríamos perdidos. Nosso mercado é disputado a unhas e dentes”, declarou.


INOVAÇÃO

Quem for à feira poderá conferir a presença de expositores de renome como Bosch, Eaton, Meritor, Randon, BorgWarner, Honeywell e outros. E ficará espantado com a quantidade de empresas asiáticas. São centenas, distribuídas pelos entornos do espaço.

Entre os principais produtos da Eaton no Anhembi estão a nova linha de embreagens para caminhões e ônibus a partir de 7 toneladas e a linha de remanufaturados, com transmissões, sincronizadores e embreagens, que prometem maior vida útil às peças. A Randon mostra seu portfólio de produtos e aproveita para discutir com clientes e especialistas assuntos como qualidade, padronização e certificação dos produtos na reposição. A Suspensys destaca o balancim Lub Free Heavy Duty, reestruturado para atender aplicações severas nos setores canavieiro e florestal. A Master mostra o freio S Came 325 mm HD, o freio a disco Elsa, a câmara HO e sistemas de atuação (válvulas pneumáticas), além de componentes para reposição. A Jost Brasil apresenta a quinta roda JSK 39CS, pino-rei, suspensor pneumático e diversos engates. Na BorgWarner, a atração é o turbo EFR, criado para equipar os carros da Fórmula Indy 2012 e capaz de elevar de 200 para 1.000 cv a potência do motor. Sua tecnologia é utilizada também em motores a diesel. No carro de competição, o EFR tem rolamentos com esferas de cerâmica, carcaça de aço fundido inoxidável, rodas de turbina e do compressor feitas de titânio. No estande da marca também é possível ver o Fórmula Truck do piloto Roberval Andrade.

A concorrente Honeywell Turbo Technologies mostra em seu estande uma nova linha destinada a ampliar sua presença no mercado de reposição. Trata-se de turbos Garrett para caminhões e ônibus. Os novos turbocompressores destinam-se aos caminhões Volkswagen Constellation 18.320, 19.320, 25.320 e 31.320; Mercedes-Benz Axor, L1620 e L2423; e Scania 124. A empresa também exibe turbos para ônibus com chassi Mercedes-Benz O-500U e O-500M.

Entre os destaques da Bosch está a bancada de teste diesel EPS 708, projetada para trabalhar com injetores e sistemas de injeção common-rail, o analisador de gases BEA 734 e a recicladora de ar-condicionado ACS 650. A nova bancada consegue manusear testes com pressão de até 2.500 bars. Além disso, a empresa aproveita para mostrar a linha de scanners KTS para diagnóstico dos sistemas diesel e o novo conjunto de teste para injetores piezelétricos.



Tags: Automec, Anhembi, Guido Mantega, Inmetro, IQA, Bosch, Randon, BorgWarner, Suspensys, Scania, Mercedes-Benz, Honeywell, Garret, servoembreagens.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência