Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 04/04/2012 | 17h53

Ford pesquisa motoristas que enviam mensagens de texto

Objetivo foi aprimorar sistema Sync

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Ford anunciou o resultado de um estudo com consumidores europeus para pesquisar o uso do celular na leitura e transmissão de mensagens de texto ao volante. O objetivo era avaliar a extensão desse hábito arriscado para avançar nas soluções oferecidas pelo sistema Ford Sync de conectividade com o celular no automóvel.

A pesquisa mostrou que, em média, 48% dos motoristas entrevistados na Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Rússia admitiram checar seus textos ao volante. Esse índice foi de 61% na Itália, 55% na Rússia, 49% na França e Alemanha, 40% na Espanha e 33% na Grã-Bretanha. Ao todo, 5,5 mil motoristas foram entrevistados.

O levantamento da Ford faz parte da preparação para o lançamento do sistema Sync, capaz de transformar mensagens de texto em voz e que também permite ao motorista enviar uma resposta, selecionada dentro de uma lista de opções.

HÁBITO PERIGOSO

Mesmo sendo um gesto comum, quase todos os motoristas (95%) concordam que ler textos no trânsito é perigoso e afeta a segurança ao dirigir. Pelo menos metade deles acredita que sua capacidade de resposta é 50% mais lenta ao ler mensagens no celular.

"Os smartphones se tornaram rapidamente uma parte essencial na rotina de muitas pessoas", diz Christof Kellerwessel, engenheiro-chefe de engenharia de sistemas elétricos e eletrônicos da Ford. “Mas, como as mensagens de texto podem distrair os motoristas, é óbvio o benefício de um sistema capaz de transformar em voz as mensagens de texto dos smartphones.” Soluções Sync O Ford Sync será lançado no segundo semestre na Europa, junto com o novo B-Max, e em seguida estendido para outros modelos da marca, como Focus e Kuga. Seu recurso de leitura de texto, desenvolvido pela Microsoft, acessa mensagens por comando de voz, usando a conexão Bluetooth de smartphones compatíveis. O Sync também permite ao motorista enviar um texto de resposta a partir de uma lista predeterminada e manter-se conectado sem desviar a atenção da pista. As respostas incluem frases como: "Eu te amo", "Envie instruções" e "Te vejo em dez minutos".

O recurso do Sync que transforma texto em voz será compatível com uma linha crescente de smartphones, beneficiando-se da adoção, pela Ford, do padrão Message Access Profile (MAP) para conexão Bluetooth entre dispositivos, já usado pelos principais fabricantes de aparelhos móveis.

A expectativa da Ford é de que, até 2015, 7,5 milhões de veículos tenham recebido o Sync. No Brasil ele é oferecido nos modelos Fusion, Edge e New Fiesta.



Tags: Ford, Sync, Christof Kellerwessel, mensagem de texto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência