Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 03/04/2012 | 17h00

Pacote para a indústria ‘’está dentro da realidade’’, avalia CNI

Entidade afirma que o principal desafio do setor é a crise internacional

Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Brasil

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Tigre, disse que as medidas de incentivo à indústria do plano Brasil Maior estão “dentro da realidade”. As ações de estímulo ao setor foram anunciadas pelo governo na terça-feira, 3 (leia aqui). “É preciso entender que o grande problema não é o governo. A situação internacional é que é a grande questão. O governo vem tomando medidas importantes para que possamos nos proteger e aumentar nossa competitividade”, avaliou.

O governo reforçou a atuação sobre o câmbio, lançou medidas tributárias, com a desoneração da folha de pagamento, estímulos à produção nacional e definiu o regime automotivo. Foram destacadas ainda medidas para reduzir o custo do comércio exterior e de defesa comercial. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) divulgou ainda novas condições de crédito.

Tigre disse que são ações importantes, mas acrescentou que estados que praticam a chamada “guerra dos portos”, oferecendo descontos no ICMS para produtos importados, precisam dar sua contribuição para a indústria nacional. “O governo está fazendo um conjunto de medidas para estimular a indústria que está vivendo dias difíceis. Nós sabemos que há uma carga de impostos alta e que isso é extremamente prejudicial. Mas outro aspecto ruim é que alguns estados facilitam a importação e isso não pode ocorrer”, disse.

Já o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão, elogiou a criação dos conselhos setoriais, já anunciados no ano passado, durante o lançamento do Plano Brasil Maior. "A reedição do conselho é muito importante para a cadeia produtiva em uma hora como esta. Já fizemos isso no passado com bons resultados”, lembra.

Além das medidas, o governo decidiu instalar 19 conselhos de Competitividade com o objetivo de estimular o setor produtivo (leia aqui). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), esses conselhos serão compostos por aproximadamente 600 pessoas, entre integrantes do governo, empresas e representantes dos trabalhadores.



Tags: indústria, CNI, medida, incentivo, Brasil Maior, estímulo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência