Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 29/03/2012 | 19h28

Teste reprova cinto de segurança traseiro

Proteste avalia 20 modelos populares vendidos no País

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Uma avaliação realizada pela associação de consumidores Proteste sobre a eficiência de cintos de segurança revelou que os cintos de bancos dianteiros apresentaram melhores resultados quando comparados aos localizados nos bancos traseiros. A entidade analisou vinte modelos de automóveis na categoria hatch compacto das principais montadoras instaladas no País: Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Peugeot, Renault e Volkswagen.

A Proteste constatou que eram exclusividade dos bancos dianteiros os cintos com limitadores de carga, que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões severas, e pré-tensionadores, que reduzem a folga do cinto durante o impacto. No teste de retenção, o Ford Ka 1.0 Rocam foi o modelo com o pior sistema enquanto Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime i-motion e Peugeot 207 1.6 XS Automatic foram os que apresentaram melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, atingindo as melhores classificações.

Os testes também comprovaram que dos vinte veículos analisados, apenas um deles, o Corsa 1.4 Flexpower Maxx, oferece cinto de três pontos a todos os passageiros do banco de trás. Os demais veículos têm em seus bancos traseiros apenas o cinto de dois pontos, também conhecido como cinto abdominal.

Por outro lado, todos os carros foram bem avaliados no quesito em que região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada: se diretamente na carroceria ou na estrutura do assento. Em todos os modelos, a haste é fixada na estrutura do banco, que é rígida e que oferece mais segurança em caso de impacto. Com relação ao sistema de travamento, todos possuem cintos de segurança com retrator, dispositivo que regula automaticamente a tira do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o cinto caso ocorra um desenrolar inesperado.

A pesquisa completa pode ser vista no site www.proteste.org.br.



Tags: Cinto de segurança, Proteste, avaliação, teste.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência