Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 21/03/2012 | 19h09

Jaguar Land Rover confirmam acordo com Chery

Joint venture produzirá e venderá na China

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Jaguar Land Rover confirmou a criação de uma joint venture com a Chery para fabricar e vender veículos na China, segundo um comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira, 21. Os detalhes financeiros da joint-venture não foram divulgados. No início do mês, pessoas com conhecimento sobre as negociações haviam dito à agência Reuters que as duas companhias estariam buscando aprovação regulatória para o acordo de US$ 2,8 bilhões no país (leia aqui). As fontes também afirmaram que a empresa resultante do acordo ficará na cidade de Changshu, perto de Xangai, para fabricar utilitários esportivos da Land Rover na primeira fase e posteriormente, carros da Jaguar.

"A demanda por veículos Jaguar e Land Rover continua a aumentar significativamente na China e acreditamos que a Jaguar Land Rover e a Chery podem, em conjunto, desenvolver o potencial dessas marcas icônicas", afirmaram no comunicado conjunto o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, e o presidente do conselho da Chery, Yin Tongyao.

O acordo estratégico para as marcas britânicas se justifica pelo aumento expressivo da demanda de seus sedãs e utilitários esportivos na China nos últimos anos, onde a receita cresceu mais rapidamente que em outros mercados e onde os carros de luxo continuam com forte demanda mesmo considerando que a venda de carros no país em geral esfriou.

Mas apesar de o acordo ser um impulso para a Jaguar Land Rover, que pertencem à indiana Tata Motors, é apenas um passo em um processo longo e complexo que, dizem analistas, corre o risco de não surtir efeito.

"É uma acordo entre duas companhias, ainda muito longe de uma joint-venture", observou John Zeng, responsável pelo setor de Ásia-Pacífico da consultoria LMC Automotive, ouvido pela Reuters. "Mesmo tendo atendido a todas as exigências para uma joint-venture, a aprovação nunca é garantida, já que novos projetos automotivos não são mais estimulados", acrescentou.



Tags: Jaguar, Land Rover, Chery, joint venture, China, acordo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência