Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 21/03/2012 | 17h32

Rede de concessionárias cresce em ritmo superior ao do mercado

Com a expansão, volume comercializado por ponto de venda caiu 8,5% em 2011

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Em 2011 o número de concessionárias de veículos leves avançou 12% no país em relação ao ano anterior, para cerca de 4,3 mil pontos de distribuição. O mercado, no entanto, cresceu em ritmo menor, de 2,9% para 3,42 milhões de automóveis e comerciais leves. Com isso, a média comercializada em cada ponto de distribuição caiu 8,5%.

Estudo da AutoAnálise mostra a evolução da média de faturamento por ponto de venda de cada marca. No levantamento as empresas são separadas em quatro segmentos, com base na fatia de mercado que disputam: grande volume, volume intermediário, luxo e newcomers.

A partir da média de vendas por ponto de distribuição de cada grupo, a consultoria aponta índice que demonstra quais marcas apresentaram crescimento em 2011 e quais desaceleraram. A AutoAnálise destaca que a capacidade de geração de vendas por ponto de concessão é um aspecto determinante para a valorização de uma marca.

Entre as empresas de grande volume, a General Motors ficou no topo do ranking, seguida pela Fiat. O faturamento das concessionárias das duas marcas ficou acima da média, mas ainda assim com retração sobre o ano anterior. Chamou a atenção o avanço da Renault sobre a Ford e o da Nissan, que ultrapassou a Peugeot.

O segmento de volume intermediário foi liderado pela Toyota. O índice de faturamento médio por concessionária da companhia saltou 16,7 pontos porcentuais. Já a Hyundai e a Honda anotaram queda. A Kia foi destaque no grupo, com expansão de 25,8 pontos no índice.

Entre as marcas de luxo, a maior movimentação foi da Land Rover, que subiu da quarta para a segunda posição em geração de faturamento por concessionária, enquanto a BMW desceu. No grupo das newcomers a JAC Motors criou um novo patamar, e garantiu um número de vendas por concessionária bem acima da média do segmento.


Rede de concessionárias



Tags: concessionária, rede, veículo, venda, AutoAnálise.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência