Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 15/03/2012 | 16h03

Sindipeças incentiva inovação

Entidade promoveu fórum e terá ciclo de orientação para autopeças

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Sindipeças quer ajudar os associados a encontrar o caminho para inovar. A entidade pretende organizar uma série de iniciativas com esse objetivo, convidando empresas de autopeças para refletir sobre a importância do tema em época de rápidas transformações na indústria automobilística. A primeira ocorreu dia 15 de março, na sede, em São Paulo, com a realização do primeiro Fórum de Inovação, com dois auditórios lotados e transmissão pela web. O evento foi apresentado pelo editor da revista Automotive Business, Paulo Braga, que coordenou os debates.

Foram convidados como palestrantes e debatedores Domingos Naveiro, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia; Ambra Nobre, diretora da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; Tadeu Cruz, presidente da TRCR Knowledge; e Fernando Kurdyk, diretor da On Lean Consultoria. Estiveram em pauta as oportunidades para inserção no desenvolvimento industrial brasileiro, os pressupostos para a introdução da cultura da inovação no ambiente empresarial, a transformação de organizações rígidas em corporações inovadoras e práticas de lean manufacturing como estratégia de inovação.

Sérgio Pin (foto), vice-presidente da Schaeffler e conselheiro da entidade, justificou a iniciativa: "Inovação será a chave mestra para a competitividade, que será decisiva para o setor de autopeças brasileiro competir no mercado doméstico e também lá fora".

INOVAÇÃO

Domingos Naveiro, do INT, que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou a atuação do instituto e os primeiros passos para o funcionamento da Embrapii. Na apresentação, ele descreveu a criatividade como resultado de processos cognitivos, no mundo das ideias, que pode levar à invenção, no universo tecnológico. A inovação é o resultado de iniciativas bem sucedidas em mercados, como processos empresariais.

O diretor do INT citou levantamento recente do Institute for Scientific Information (The Global Innovationindex 2011) que coloca o Brasil na 13ª posição entre os países que mais registram produção científica, depois dos Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Coreia e Austrália. Já no ranking de inovação, o País é o 47º da relação, liderada pela Suiça, Suécia, Singapuera e Hong Kong.

Naveiro reconhece as dificuldades para implantação de uma cultura empresarial nacional voltada à inovação, mas aposta em iniciativas que começam a se consolidar, como a Embrapii, que considera a 'Embrapa da tecnologia'. Ele lembra que o desenvolvimento do próprio pre-Sal ainda depende de pesquisa e desenvolvimento no campo de materiais e processos.

PROCESSOS

Tadeu Cruz enfatizou que os processos são a "alma dos negócios" e condenou empresas que engessam suas estruturas em organogramas rígidos. Ele elogia as estruturas em rede que caracterizam empresas como Google, Apple e Microsoft, onde a valorização da responsabilidade do pessoal conduz a estruturas dinâmicas e bem-sucedidas. "Ao contrário das rígidas hierarquias, as empresas organizadas em rede valorizam as pessoas. Todos que participam são igualmente importantes".



Tags: Sindipeças, INT, Pieracciani, TRCR, On Lean Consultoria, Schaeffler, MCTI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência