Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 14/03/2012 | 19h58

Sindicalistas da VW debatem ferramentaria na Alemanha

Representantes reivindicam maior competitividade para a área no Brasil

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: (da esquerda para a direita) José Roberto Nogueira da Silva, coordenador da representação na Volks, Valdir Freire Dias, vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores, Gilberto José de Souza e Geraldo Antônio de Freitas, membros da Comissão de Fábrica

Redação AB

Representantes dos trabalhadores da planta da Volkswagen de São Bernardo do Campo, SP, estão na matriz da montadora, em Wolfsburg, Alemanha, em um programa de integração para debater assuntos relacionados à ferramentaria da fábrica paulista, para torná-la mais competitiva e preparada para receber novos produtos. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as consultas trarão subsídios ao movimento iniciado pelo próprio sindicato para fazer com que os veículos tenham desde seu projeto até a montagem final desenvolvidas no Brasil.

“A ferramentaria e a engenharia devem ser parte integrante do conteúdo nacional dos veículos em com isso manter os empregos de maior qualificação”, afirmou José Roberto Nogueira da Silva, coordenador da representação na Volkswagen e que integra o grupo que está na Alemanha, formado por Valdir Freire Dias, vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores, Gilberto José de Souza e Geraldo Antônio de Freitas, membros da comissão de fábrica.

Em novembro passado, os trabalhadores da ferramentaria em São Bernardo realizaram assembleia no interior da fábrica para debater as estratégias de investimento que o sindicato reivindica das montadoras no País. Um mês depois, sindicato, pequenas ferramentarias, prefeituras do ABC e entidades patronais se reuniram para construir o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria na região, para impulsionar o setor de moldes e ferramentas.

“A área de ferramentaria tem papel estratégico na nossa base e na indústria nacional”, disse Wagner Santana, secretário-geral do sindicato.



Tags: Sindicato, ABC, São Bernardo do Campo, ferramentaria, Volkswagen.

Comentários

  • villela

    Estou sempre acompanhando os artigos da automotive business, mas esta matéria me deixou muito feliz, sou um ferramenteiro apaixonado pelo oficio e sempre mostrei a importância da FERRAMENTARIA no custo final do produto. Espero que as empresas volte a investir em suas ferramentarias com certeza todos guanharam .

  • Edson Roberto de Almeida

    Como projetista e ferramenteiro por muitos anos, fiz disto a minha vida, porém de alguns anos pra cá nós viemos degradando nosso espaço, tudo sendo enviado para fora e nós fazendo apenas desenvolvimentos mínimos. Oque nos espera daqui pra frente mesmo vendo as maiores montadoras construindo no Brasil e as ferramentarias de todos os portes paradas, ou quase. Fazendo apenas o excencial para não fechar. Temos sim tecnologia, mão de obra especializada e podemos desenvolver qualquer coisa neste país, basta boa vontade e assim todos nós ganharemos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência