O saldo de crédito para a aquisição de veículos chegou a R$ 200,9 bilhões em janeiro, com crescimento de 8% sobre o mesmo mês do ano passado. No mesmo período o crescimento do Sistema Financeiro Nacional foi de 18,4%. A alta demonstra que o volume de pessoas físicas que compra automóveis por meio de financiamento teve avanço moderado.
Os dados são da Anef, associação que reúne as financeiras das montadoras. Para a entidade, o resultado do primeiro mês do ano segue a tendência história de desaceleração nas vendas de veículos no período. A organização detectou ainda aumento da inadimplência acima de 90 dias em janeiro, para 5,3%. O índice fica 2,7 pontos porcentuais acima do registrado há um ano.
Apesar disso, a associação não acredita que o aumento dos calotes seja uma tendência para o resto do ano. Para a Anef, a situação está sob controle e deve melhorar nos próximos meses com a retomada na atividade econômica e o crescimento da renda média da população. A taxa de juros teve suave queda, para 7% ao mês. Já o prazo médio dos novos contratos foi de 41 meses, redução de três meses em relação ao primeiro mês de 2011.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo