Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 09/03/2012 | 18h17

Ônibus: Mercedes-Benz retoma crescimento

MAN perde participação no 1º bimestre

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

As vendas de ônibus cresceram 4,9% no primeiro bimestre deste ano na comparação com um ano atrás, para 5,3 mil chassis. A Mercedes-Benz, líder do segmento, retomou no período a curva de expansão e ampliou a distância da segunda colocada do ranking, a MAN, que fornece os veículos da marca Volkswagen. A companhia acelerou as vendas em 39,2%, para 2,7 mil unidades, e abocanhou 11,7 pontos porcentuais de participação, para 51%.

A MAN, por outro lado, não conseguiu garantir um bom desempenho e viu suas vendas decrescerem 29,4%, para 1,3 mil ônibus. O market share da companhia sofreu a maior queda do segmento, de 12,2 pontos para 25,1%. Outra empresa a anotar desaceleração foi a Agrale. Com 599 chassis, a fabricante nacional reduziu os negócios em 13% em relação ao mesmo período de 2011. A participação dos modelos da marca no mercado caiu 2,3 pontos, para 11,2%.

A Volvo repetiu em ônibus o bom desempenho obtido nas vendas de caminhões (leia aqui). A companhia comercializou 277 unidades nos primeiros dois meses de 2012, com evolução de 432,6% sobre o resultado do ano passado. A alta é reflexo do lançamento do chassi com motor dianteiro, o B270F, que começou a ser vendido em julho e foi responsável por fazer do Brasil o principal mercado do segmento para a empresa. O resultado rendeu 4,1 pontos de participação para a companhia, que respondeu por 4,1% do total comercializado entre janeiro e fevereiro.

Já os negócios da Iveco na área de ônibus não foram tão bons quanto os do segmento de caminhões. Os emplacamentos da marca do grupo Fiat diminuíram 37%, para 212 unidades. O market share da companhia ficou em 3,9%, com redução de 2,6 pontos porcentuais. A Scania, no entanto, esquentou as vendas com o licenciamento de 172 chassis e expansão de 77,3% na comparação mensal. A companhia garantiu fatia de 3,2% do mercado, com avanço de 1,3 ponto.

Uma surpresa do primeiro bimestre foi a presença da International entre as fabricantes de ônibus. Dados do Renavam mostram que foram emplacados 13 chassis da companhia no período. A fabricante de veículos comerciais já admitiu ter planos para comercializar ônibus no País mas ainda não divulgou a data em que entrará no novo segmento. As unidades licenciadas provavelmente serão utilizadas na etapa final de testes.

Ônibus



Tags: ônibus, mercado, venda, Mercedes-Benz, MAN, chassi, emplacamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência