Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 02/03/2012 | 13h39

Sogefi lança molas de fibra de vidro

Audi é a primeira montadora a homologar e utilizará em futuro lançamento

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Grupo Sogefi desenvolveu a primeira mola helicoidal do mundo produzida com material composto de fibra de vidro e resina de epóxi, polímero com fibras reforçadas (FRP), para aplicação em automóveis e comerciais leves. O produto tem peso entre 40% e 70% menor que as molas convencionais, confeccionadas em aço, equivalente à redução de 4 a 6 kg por veículo, o que contribui para a redução no consumo de combustível, informou a empresa.

Segundo a Sogefi, a matéria-prima utilizada na composição das molas assegura redução expressiva de resíduos sólidos e oferece vantagens benéficas ao meio-ambiente, por ser 100% reciclável. As molas helicoidais FRP utilizam de 3 a 5 vezes menos energia no processo produtivo e apresentam maior durabilidade por não sofrerem com oxidação e eliminação de material corrosivo.

O design e o processo produtivo foram patenteados e a empresa já iniciou sua oferta para montadoras. A Audi foi a primeira a homologar o produto e em um desenvolvimento conjunto, a mola de plástico de fibra de vidro reforçada foi adaptada aos pedidos da montadora para estrear em modelo com lançamento futuro.

“Seguindo a tradição de inovação do Grupo Sogefi, nós temos muito orgulho em apresentar a primeira mola helicoidal de material composto. Estamos confiantes de que nosso pioneirismo tecnológico terá um papel importante nas futuras gerações de veículos ecológicos”, disse Emanuele Bosio, chefe executivo da Sogefi, em comunicado.

Em linha, a mola helicoidal de material composto elimina algumas etapas do processo produtivo na comparação com a mola de aço, como granalhagem e pintura e tratamento por temperatura. A polimerização do material composto ocorre por volta dos 170°C, enquanto para o aço é de 450°C e 1.000°C. O novo processo produtivo também emite menos CO2, cerca de 0,5 gramas com relação ao processo tradicional.



Tags: Sogefi, mola, polímero, resina, fibra de vidro, Audi, homologação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência