Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 29/02/2012 | 16h23

Bridgestone recebe prêmio por tecnologia em pneus

Sistema desenvolvido informa as condições do pavimento

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Recentemente, a Bridgestone recebeu um prêmio da revista especializada Tire Technology International pelo desenvolvimento do sistema Cais, sigla em inglês para Sensoreamento de Informação de Área de Contato. Em tempo real, a tecnologia fornece ao condutor as condições da superfície da estrada por meio dos pneus.

O Cais coleta e avalia informações sobre as condições da estrada por meio de um sensor sem fio, localizado dentro da banda de rodagem do pneu. Capaz de detectar a vibração produzida pelo contato com o piso e digitalizá-la usando um equipamento de análise instalado no veículo, a tecnologia classifica o estado da superfície da estrada em sete condições: seca, semisseca, molhada, lama, neve, neve compacta e gelo.

Essas informações são então transmitidas ao motorista por um display no interior do veículo. “O sistema nos impressionou realmente”, disse o editor da revista, Adam Gavine. “É um desenvolvimento que deve contribuir para a segurança rodoviária.”



Tags: Bridgestone, Tire Technology International, Sensoreamento, Adam Gavine.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência