Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 03/02/2012 | 18h45

Inmetro divulga lista 2012 do Programa de Etiquetagem Veicular

Relação passou de 67 para 151 veículos e incluiu duas novas categorias

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Como forma de permitir a comparação entre veículos no quesito eficiência energética, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular entrou em sua quarta edição. Elaborada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), a tabela 2012 inclui a participação de oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen) e 157 versões de 151 modelos (veja aqui).

Até 2011 eram 67 modelos. As categorias avaliadas são subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, utilitário esportivo e minivans. As duas últimas estrearam nesta edição. A etiqueta veicular classifica os veículos de acordo com a eficiência energética por categoria, ou seja, quanto eles gastam de energia para se locomover. A classificação vai de A (mais eficiente) até E (menos eficiente). São considerados mais eficientes os automóveis que, nas mesmas condições, consomem menos energia em relação a seus similares e, portanto, utilizam menos combustível. Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo verificados em álcool e gasolina são convertidos em joule, unidade que mede a energia produzida.

Outra informação apresentada pela etiqueta veicular são os valores de referência da quilometragem por litro na cidade e na estrada, com diferentes combustíveis. De acordo com a observação impressa nas etiquetas da primeira fase, esses valores são obtidos a partir de medições de consumo efetuadas em laboratório, conforme norma NBR 7024, que determina que os testes sejam feitos com o uso de combustíveis padrão brasileiros e adoção de ciclos de condução estabelecidos previamente.

A metodologia adotada no Brasil é a mesma de países que possuem programas similares, pois somente os testes em laboratório permitem que os veículos sejam avaliados de forma padronizada, em condições controladas, garantindo que as medições possam ser repetidas e utilizadas em uma comparação uniforme entre modelos de veículos diferentes, dentro de uma mesma categoria. Contudo, em situações reais de uso do veículo, diversos fatores como qualidade do combustível, estado de conservação e calibragem dos pneus, uso ou não de ar-condicionado, maneira de dirigir e conservação das ruas e estradas influenciam o consumo, podendo levar a grandes variações.

Para aproximar os valores de referência verificados em laboratório daqueles percebidos pelos motoristas em seu uso real, mantendo a comparação relativa entre os veículos, o Inmetro adotou um fator de ajuste, a exemplo da evolução deste tema nos Estados Unidos, por meio da Agência de Proteção Ambiental norte-americana. Testes indicam que 80% dos motoristas obtêm resultados semelhantes, em condições reais de utilização dos veículos.

Os valores medidos nos ensaios de laboratório em condições padronizadas pela NBR 7024 continuarão a ser utilizados para comparação e classificação da eficiência energética dos veículos em cada categoria, de acordo com os padrões internacionais de condução do veículo para medição de consumo.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo. A partir desta edição tornaou-se compulsório o uso da etiqueta em um dos vidros do automóvel para quem já entrou no programa. Os dados também ficam disponíveis na tabela publicada no site do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

As classes de eficiência ficarão congeladas por três anos. Outra novidade nesta edição foi a adoção de fixar previamente por três anos as faixas de classificação das diversas categorias que tenham obtido a participação de pelo menos dez modelos na edição do ano anterior. Em 2011, as categorias subcompactos, compactos, médios, grandes e carga derivado alcançaram essa condição e terão as faixas de classificação mantidas por três anos.



Tags: Inmetro, Programa de Etiquetagem Veicular, Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen, Conpet.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência