Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 31/01/2012 | 14h36

Neobus e Navistar criam Neostar para fabricar ônibus completos

Joint venture será apresentada nesta quarta

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Navistar e Neobus anunciam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a formação da joint venture Neostar para a fabricação de ônibus completos, provavelmente com chassis e motor da Navistar e carrocerias da Neobus. Ambas as empresas mantêm operações em Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha, o maior polo de encarroçamento de ônibus do País, com cerca de um terço da produção nacional.

A Navistar mantém parceria com a Agrale, que monta os veículos da marca norte-americana. Além disso, a empresa tem no País a divisão de motores diesel MWM International, com unidades em São Paulo (SP) e Canoas (RS). Já a Neobus é a quarta maior encarroçadora brasileira, com 3.863 carrocerias produzidas em 2011. Desde 2007 a Marcopolo, a maior do setor, comprou participação acionária na Neobus.

Os detalhes de como vai funciona a Neostar serão apresentados às 10h30 pelo presidente da Neobus, Edson Tomiello, na fábrica do bairro de Ana Rech, em Caxias. A Navistar tem a divisão de ônibus IC Bus e planeja explorar o segmento também no Brasil – não se sabe ainda, contudo, se esse plano se esgota na parceria com a Neobus.

Não é a primeira vez que as duas companhias tentam uma associação. Em setembro de 2008 a Neobus já havia firmado uma aliança com a Navistar para a produção de ônibus no México. Com a crise financeira mundial que se arrastou pelos meses seguintes, o plano foi engavetado. Segundo a Neobus, a parceria atual não tem nenhuma relação com a tentativa anterior.



Tags: Neobus, Navistar, Neostar, International, MWM, Caxias do Sul, ônibus, carroceria, chassi.

Comentários

  • ivan

    este micro ónibus tem o vidro lateral direito da frente inteiro que não deveria ter porque quando chove fica tudo imbasado e não tem ventilação e nem desimbasador dentro do carro.os ventiladores que tem não dar conta é preciso que voces tome uma posição.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência