Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 27/01/2012 | 15h32

Biodiesel: Petrobras vai ampliar produção em Minas Gerais

Protocolo prevê aumento de compras no Estado

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Petrobras Biocombustível e o governo de Minas Gerais assinaram em Belo Horizonte (MG) protocolo de intenções que prevê investimentos de até R$ 28 milhões na ampliação em 40% da capacidade de produção da Usina de Biodiesel de Montes Claros (foto), que passará dos atuais 108,6 milhões de litros/ano para 152 milhões de litros/ano. Na cerimônia estavam o governador Antônio Anastasia e o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

O acordo prevê maior participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com ampliação de 3,2 mil para 4,5 mil pequenos produtores até 2014, e pequeno aumento no quadro da usina (de 167 para 194 trabalhadores). Entre os compromissos firmados, o governo mineiro deve incentivar a compra de matéria-prima e insumos naquele Estado, segundo maior consumidor de biodiesel no País e comprador do produto de outros Estados.

“Com esse apoio, vamos aumentar a produção de biodiesel em Minas Gerais, ampliar a compra de matéria-prima e fortalecer a agricultura familiar. Isso significa mais renda e desenvolvimento”, afirma o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. O governador Antonio Anastasia também tem opinião favorável a respeito: “O biocombustível é um segmento em que nós estamos sempre avançando e a tendência do mundo é seguir essa trilha.”

A usina de biodiesel de Montes Claros foi inaugurada em 2009 e tem capacidade atual para 108,6 milhões de litros/ano de biodiesel. Ela integra o parque produtor de biodiesel da Petrobras Biocombustível, que opera três unidades próprias em Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG) e duas em parceria, em Marialva (PR) e Passo Fundo (RS).

Atualmente, a Petrobras Biocombustível mantém parceria com agricultores familiares, produtores de soja, girassol e mamona no Estado. Com as cinco unidades, a Petrobras tem capacidade instalada para 721,4 milhões de litros de biodiesel/ano.



Tags: Petrobras Biocombustível, governo, Minas Gerais, biodiesel, Montes Claros, Antônio Anastasia, Miguel Rossetto, Candeias, Quixadá, Montes Claros, Marialva, Passo Fundo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência